(AD 427) Governança e Responsabilidade Socioambiental Empresarial

Nessa disciplina @ estudante desenvolve seu pensamento crítico sobre a problemática socioambiental e o papel das organizações no contexto de crise e de oportunidades de negócios. Além disso, se propõe a instrumentalizar @ estudante com ferramentas, indicadores, diretrizes que permitam a tomada de decisão no contexto da governança da responsabilidade socioambiental. Objetiva também despertar o espírito empreendedor para que @s estudantes desenvolverem negócios com impactos sociais

A disciplina acontece de forma expositiva-dialogada, com atividades de análise crítica de situações-problema, estudos de casos, construção individual e coletiva do conhecimento através da investigação de casos práticos em nível local, nacional ou internacional com vistas a reflexão sobre o contexto socio-economico-ambiental histórico, atual e futuro para/das empresas frente aos desafios da sustentabilidade. As aulas de campo permitem a reflexão crítica sobre a realidade das empresas locais. 

Semestralmente a disciplina realiza aulas de campo com visitas à empresas da Região Metropolitna do Recife e do Agreste, como por exemplo AMBEV, Casa Zero, Lavanderias de Jeans, Armazém da Criatividade dentre outras

(INT 0150) Social Business

Esta disciplina tem o objetivo de estimular a inserção dos temas relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU na tomada de decisão empresarial, instrumentalizando @s estudantes com ferramentas, técnicas e metodologias aplicáveis ao desenvolvimento de novos negócios voltados a resolução de problemas sócio-ambientais. Instigar e permitir que os discentes ampliem o campo de visão de atuação profissional em uma perspectiva de internacionalização. Promover o intercâmbio cultural e de aprendizado entre os discentes da UFPE e de universidades estrangeiras.

É uma disciplina aprovada como parte de um projeto piloto da estratégia de internacionalização da UFPE intitulada Brazilian Virtual Exchange (BRaVE) – programa de mobilidade acadêmica virtual por meio do qual os estudantes de graduação poderão cursar disciplinas ministradas on-line em parceria com universidades estrangeiras. As disciplinas são ofertadas simultaneamente aos alunos da UFPE e das parceiras internacionais e as aulas síncronas e assíncronas.

A disciplina foi ofertada nos semestres 2019.1; 2019.2 e 2020.1 em parceria com a Nassau Community College, Long Island (NY, EUA); em 2020.1 com a University of Texas Rio Grande Valley (Texas, USA); em 2022.1 com a Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)

(AD387) Tópicos Especiais em Organizações - PROJETÃO

A disciplina que reúne dezenas de estudantes dos diversos cursos de graduação da UFPE tem como propósito estimular a inovação com vistas ao empreendedorismo. Esta  disciplina atrai alunos dos cursos de Administração, Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Design, Economia, Secretariado, Hotelaria, Educação Física, Química, Engenharia Biomédica dentre outros que são desafiados a trabalhar em equipes multidisciplinares desenvolvendo uma proposta de um produto ou serviço inovador. 

Com uma dinâmica inovadora baseada na solução de problemas reais e locais @s participantes se preparam para encarar a realidade do mercado apresentando suas soluções para empresários do ecossistema inovador e empreendedor do Recife.

■ Pós-graduação em Administração (mestrado e doutorado)

(PGA 1069) Inovação para a Sustentabilidade

A disciplina se propõe a discutir os dilemas da sustentabilidade desde seu histórico, movimentos até o entendimento de que é um wicked problem. Explora a partir daquela perspectiva a trajetória da inovação tecnológica à inovação social, confluindo para as dinâmicas da inovação para a sustentabilidade. Emergem portanto a visão sobre o papel das empresas na promoção da inovação para a sustentabilidade, como por exemplo via  tecnologia social e empreendedorismo social. 

(PGA 1014) GESTÃO SOCIOAMBIENTAL EMPRESARIAL (60h)

Esta disciplina discute a evolução do pensamento socioambiental empresarial a partir de  definições e contextos sobre o tema para considerá-la uma estratégia capaz de alavancar a  competitividade. Como formas de promover tal resultados discute-se a possibilidade de que as certificações e rotulagens ambientais e sociais, as inovações socioambientais são capazes de promover o consumo consciente considerando também aquelas estratégias para a Base da Pirâmide.