O Secretariado Executivo é um curso de nível superior com duração mínima de 2640
horas que capacita o discente em linhas de formação específicas nas áreas que envolvem atividades gerenciais, de assessoria, de empreendedorismo e de consultoria
para atuar em organizações públicas, privadas e não governamentais. Nesse sentido, e de acordo com as diretrizes curriculares nacionais para o curso, o mesmo contempla
conteúdos relacionados aos estudos das técnicas secretariais, da gestão secretarial, da administração e planejamento estratégico nas organizações públicas e privadas, de
organização e métodos, de psicologia empresarial, de ética geral e profissional, além do domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e do aprofundamento da língua nacional.
O profissional da área desempenha múltiplas funções de acordo com as especificidades de cada organização e, entre outras ações: (1) desempenha a gestão do fluxo de informações e comunicações internas e externas; (2) exercita as funções gerenciais, com sólido domínio sobre planejamento, organização, controle e direção; (3) compreende e estuda o mercado de atuação da organização e a concorrência para a qual presta seus serviços no sentido de identificar novas oportunidades de atuação e (4) diagnostica e propõe solução aos problemas organizacionais identificados.
Segundo as diretrizes curriculares nacionais do curso de Secretariado Executivo o mesmo deve possibilitar a formação profissional que revele, pelo menos, as seguintes
competências e habilidades: