Secretariado - Campus Recife

Humanas e Sociais

Bacharelado

O Secretariado Executivo é um curso de nível superior, com duração mínima de 2640 horas que capacita o discente em linhas de formação específicas nas áreas que envolvem atividades gerenciais, de assessoria, de empreendedorismo e de consultoria para atuar em organizações públicas, privadas e não governamentais. Nesse sentido, e de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso, o mesmo contempla conteúdos relacionados aos estudos das técnicas secretariais, da gestão secretarial, da administração e planejamento estratégico nas organizações públicas e privadas, de organização e métodos, de psicologia empresarial, de ética geral e profissional, além do domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e do aprofundamento da língua nacional. 

O profissional da área desempenha múltiplas funções de acordo com as especificidades de cada organização e, entre outras ações: (1) desempenha a gestão do fluxo de informações e comunicações internas e externas; (2) exercita as funções gerenciais, com sólido domínio sobre planejamento, organização, controle e direção; (3) compreende e estuda o mercado de atuação da organização e a concorrência para a qual presta seus serviços no sentido de identificar novas oportunidades de atuação e (4) diagnostica e propõe solução aos problemas organizacionais identificados.

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Secretariado Executivo, o mesmo deve possibilitar a formação profissional que revele, pelo menos, as seguintes competências e habilidades:

I – capacidade de articulação de acordo com os níveis de competências fixadas pelas organizações;
II – visão generalista da organização e das peculiares relações hierárquicas e Inter setoriais; 
III – exercício de funções gerenciais, com sólido domínio sobre planejamento, organização, controle e direção;
IV – utilização do raciocínio lógico, crítico e analítico, operando com valores e estabelecendo relações formais e causais entre fenômenos e situações organizacionais;
V – habilidade de lidar com modelos inovadores de gestão;
VI – domínio dos recursos de expressão e de comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;
VII – receptividade e liderança para o trabalho em equipe, na busca da sinergia;
VIII – adoção de meios alternativos relacionados com a melhoria da qualidade e da produtividade dos serviços, identificando necessidades e equacionando soluções;

IX – gerenciamento de informações, assegurando uniformidade e referencial para diferentes usuários;
X – gestão e assessoria administrativa com base em objetivos e metas departamentais e empresariais;
XI – capacidade de maximização e otimização dos recursos tecnológicos;
XII – eficaz utilização de técnicas secretariais, com renovadas tecnologias, imprimindo segurança, credibilidade e fidelidade no fluxo de informações;
XIII – iniciativa, criatividade, determinação, vontade de aprender, abertura às mudanças, consciência das implicações e responsabilidades éticas do seu exercício profissional.