Secretariado - Campus Recife

Humanas e Sociais

Bacharelado

O Secretariado Executivo é um curso de nível superior com duração mínima de 2640
horas que capacita o discente em linhas de formação específicas nas áreas que envolvem atividades gerenciais, de assessoria, de empreendedorismo e de consultoria
para atuar em organizações públicas, privadas e não governamentais. Nesse sentido, e de acordo com as diretrizes curriculares nacionais para o curso, o mesmo contempla
conteúdos relacionados aos estudos das técnicas secretariais, da gestão secretarial, da administração e planejamento estratégico nas organizações públicas e privadas, de
organização e métodos, de psicologia empresarial, de ética geral e profissional, além do domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e do aprofundamento da língua nacional.

O profissional da área desempenha múltiplas funções de acordo com as especificidades de cada organização e, entre outras ações: (1) desempenha a gestão do fluxo de informações e comunicações internas e externas; (2) exercita as funções gerenciais, com sólido domínio sobre planejamento, organização, controle e direção; (3) compreende e estuda o mercado de atuação da organização e a concorrência para a qual presta seus serviços no sentido de identificar novas oportunidades de atuação e (4) diagnostica e propõe solução aos problemas organizacionais identificados.

Segundo as diretrizes curriculares nacionais do curso de Secretariado Executivo o mesmo deve possibilitar a formação profissional que revele, pelo menos, as seguintes
competências e habilidades:

  1. capacidade de articulação de acordo com os níveis de competências fixadas pelas
    organizações;
  2. visão generalista da organização e das peculiares relações hierárquicas e Inter setoriais;
  3. exercício de funções gerenciais, com sólido domínio sobre planejamento,
    organização, controle e direção;
  4. utilização do raciocínio lógico, crítico e analítico, operando com valores e
    estabelecendo relações formais e causais entre fenômenos e situações organizacionais;
  5. habilidade de lidar com modelos inovadores de gestão;
  6. domínio dos recursos de expressão e de comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;
  7. receptividade e liderança para o trabalho em equipe, na busca da sinergia;
  8. adoção de meios alternativos relacionados com a melhoria da qualidade e da produtividade dos serviços, identificando necessidades e equacionando soluções;
  9. gerenciamento de informações, assegurando uniformidade e referencial para diferentes usuários;
  10. gestão e assessoria administrativa com base em objetivos e metas departamentais e empresariais;
  11. capacidade de maximização e otimização dos recursos tecnológicos;
  12. eficaz utilização de técnicas secretariais, com renovadas tecnologias, imprimindo segurança, credibilidade e fidelidade no fluxo de informações;
  13. iniciativa, criatividade, determinação, vontade de aprender, abertura às mudanças, consciência das implicações e responsabilidades éticas do seu exercício profissional.