Publicidade e Propaganda

Humanas e Sociais

Bacharelado

O curso de Publicidade e Propaganda prepara seus profissionais para que realizem um trabalho que possibilite o crescimento da sociedade, através do estímulo à produção e venda de bens de consumo; que explore novas linguagens para elaboração de mensagens publicitárias, sempre coerentes com o produto e o público consumidor; que “venda” a imagem de pessoas, empresas e produtos sem fugir aos padrões éticos e morais que norteiam a sociedade; que pense sobre os processos comunicacionais de maneira crítica e atenta às transformações sociais.

Entre as funções desenvolvidas estão criação, produção, promoção, redação, comunicação integrada de marketing, contato, gerente comercial, webdesign e pesquisador. As áreas de atuação são assessorias de comunicação de instituições públicas e privadas, agências de propaganda, emissoras de rádio e televisão, empresas jornalísticas e assessoria individual (a políticos, artistas, etc), gerência de comunicação pública ou privada.

Ao longo de oito semestres, o projeto pedagógico do curso busca a formação em habilidades teóricas e técnicas, com o domínio de linguagens das mais diversas naturezas (escritas, audiovisuais, imagéticas), de estratégias narrativas, da Língua Portuguesa e uma ou mais idiomas estrangeiros, e de uma consistente preparação humanística e social.

Nosso corpo docente é formado integralmente por professoras e professores com doutorado, além de uma sólida formação acadêmica e profissional. Projetos de pesquisa e extensão coordenados pelos docentes integram os estudantes em atividades além da sala de aula, como o Programa Maternagem, Mídia e Infância e o Observatório de Mídia – Gênero, Raça e Direitos Humanos (Obmídia).

Lotado no Centro de Artes e Comunicação (CAC) da Universidade Federal de Pernambuco, o curso de Publicidade e Propaganda conta com toda a estrutura do Departamento de Comunicação. Isso inclui a Rádio-escola Paulo Freire, com estudantes participando ativamente da produção de programas, além do Núcleo de Rádio e TV Universitárias (Rádio Universitária FM e TV Universitária). O Laboratório de Imagem e Som (LIS) e o Laboratório de Fotografia (LabFoto)complementam a infraestrutura do curso.

Recentemente, a estrutura laboratorial do Departamento ganhou um reforço: o Laboratório de Inovação e Mobilidade Midiática (LIMM), um espaço interdisciplinar de produção, pesquisa e extensão, no qual as tecnologias digitais são aplicadas com criatividade e agilidade, contribuindo assim com a produção de produtos e pesquisas associadas à necessidade de mobilidade e rapidez. Com o foco em desenvolver e estimular o protagonismo discente nos cursos de Comunicação da UFPE (Cinema e Audiovisual, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Rádio, TV e Internet), o LIMM propõe a facilitação do acesso a equipamentos de ponta, utilizados nos centros mais avançados de produção audiovisual, que propiciam mobilidade e agilidade.

Finalmente, o curso de Publicidade conta com laboratório próprio, a Agência Experimental Minerva, onde discentes podem colocar em prática os conhecimentos adquiridos em disciplinas a partir das demandas de clientes reais. Assim, o profissional egresso do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Pernambuco estará habilitado para atuar em multimeios, multiplataformas e diversas áreas do fazer publicitário, tendo a ética como norte de seu perfil de atuação.