Psicologia - Campus Recife

Humanas e Sociais

Bacharelado

O Curso de Graduação em Psicologia da UFPE foi criado há mais de 50 anos. Está vinculado ao Departamento de Psicologia e ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFPE. No Departamento de Psicologia também está o Serviço Aplicado de Psicologia (SPA) e dois Programas de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) com diversos Núcleos e Laboratórios de Pesquisas: LabVis-Laboratório de Percepção Visual Humana, LNeC-Laboratório de Neurociência Cognitiva, PNeC-Laboratório e Grupo de Pesquisa em Percepção, Neurociências e Comportamento, LabInt -Laboratório de Interação Social Humana, GEMA- Núcleo Feminista de Pesquisas em Gênero e Masculinidades, GEPCOL- Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Poder, Cultura e Práticas Coletivas, LabEshu – Laboratório de Estudos da Sexualidaade Humana, LACCOS- Laboratório de Estudos da Autoconsciência, Consciência, Cognição de Alta Ordem e Self, LabCCom – Laboratório de Estudos do Desenvolvimento na Cultura: Comunicação e Práticas Sociais, NupArg – Núcleo de Pesquisa da Argumentação, NEAP- Núcleo de Estudos em Avaliação Psicológica, CEPEEC- Centro de Pesquisa em Epistemologia Experimental e Cultural, NUPPEM- Núcleo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática, NUT-Núcleo de Estudos do Trabalho, Psicologia dos Processos Criativos e Frestas – grupo de estudos e pesquisas em Psicologias

Atualmente contamos com 80 novas vagas anuais para ingresso via SISU – sendo 40 vagas para entrada de estudantes no primeiro semestre e outras 40, para entrada no segundo semestre. O Curso tem uma carga horária total de 4080 horas de atividades, que acontecem nos turnos da manhã e da tarde, ao longo de 10 semestres (em média). E temos o conceito 4 no ENADE. 

Quem é estudante de Psicologia da UFPE, além de cursar disciplinas desenvolve práticas de estágio, pesquisa, diversos projetos de extensão, monitorias e grupos de estudos. Esta formação ampla e abrangente, permite que cada estudante construa, ao longo do curso, habilidades e competências para que venha a exercer suas práticas profissionais nos mais diversos campos de atuação, tanto nos setores públicos, como nos privados, nas áreas da Educação, da Saúde, do Trabalho, do Esporte, do Direito, do Meio Ambiente, da Docência em Ensino Superior, da Pesquisa, entre outras. 

A formação ética e comprometida, mediada por um corpo docente e técnico diverso e competente, leva a práticas responsáveis e ética e tecnicamente constituídas. As pessoas formadas em Psicologia pela UFPE podem atuar com pessoas, grupos e instituições, em um mercado de trabalho em expansão, criando e desenvolvendo estratégias interventivas e realizando avaliações nos mais diversos locais de atuação (em hospitais, escolas, clubes esportivos, clínicas multiprofissionais, em espaços urbanos, empresas, startups etc.). Em sendo assim, considerando a abrangente possibilidade de atuação deste profissional, os componentes curriculares do Curso objetivam oferecer uma formação básica consistente, no que se refere à partilha de conhecimentos e práticas imprescindíveis tanto ao exercício da profissão, quanto à construção do conhecimento psicológico.