Medicina - Campus Recife

Natureza e Saúde

O curso de Medicina forma o profissional na área médica, habilitando-o para o exercício da medicina. A responsabilidade da formação do médico na UFPE é do Centro de Ciências Médicas – Faculdade de Medicina do Recife, com o apoio do Hospital das Clínicas, que atende a todas as especialidades da medicina. Este profissional atua em hospitais públicos ou particulares, empresas privadas, órgãos públicos, ambulatórios, centros de saúde, prontos-socorros, podendo também dedicar-se à pesquisa e à docência.

Partindo de uma dinâmica curricular que utiliza metodologias que favoreçam o desenvolvimento de habilidades com ênfase nas atividades práticas de campo e fundamentos históricos, filosóficos e sociais da ciência, o Curso de Medicina da UFPE inicia seus alunos nas atividades de pesquisa científica fornecendo-lhes oportunidades para realizar experimentações básicas e aplicadas que permitam uma maior compreensão das questões que envolvem o processo saúde e doença e o ambiente. 

A estrutura do curso procura suplantar o estágio da mera informação pelo da construção do conhecimento, mediante a formação do indivíduo através do desenvolvimento do espírito de solidariedade, do despertar do espírito crítico e ético, como forma de superar as aparentes contradições do corpo social. Estrutura de curso onde as relações se processam de forma democrática impulsionando a participação na tomada de decisões, com valorização inclusiva do saber popular e do saber científico. 

O Curso incentiva, progressivamente, o diálogo e a comunicação entre o professor e o aluno de modo a romper o isolamento professor x aluno, professor x professor, aluno x aluno e possibilitar um processo de participação, cooperação, numa perspectiva de construção coletiva do saber, utilizando uma metodologia de ensino aprendizagem centrada no aluno, oportunizando a problematização e outras técnicas de aprendizagem que estimulem a ação-reflexão-ação. Utiliza diferentes cenários de prática, incluindo o da prestação de serviços à população como forma de garantir uma formação passível de possibilitar a inserção de seus egressos no mercado de trabalho.