Letras - Campus Recife
Humanas e Sociais
Bacharelado
O Bacharelado em Letras da UFPE oferece duas ênfases ou subáreas de aprofundamento de estudos: Estudos Linguísticos e Estudos Literários. Após cursar um núcleo comum de disciplinas, o estudante poderá optar por uma das ênfases.
O perfil do egresso do curso de Bacharelado em Letras, com ênfase em Estudos Linguísticos, é o do profissional que possui concepções sólidas de língua e de linguagem; o conhecimento das variações e registros de linguagem; o conhecimento teórico e descritivo dos componentes da língua portuguesa; e a capacidade de compreender os fatos da língua, de refletir teoricamente sobre os diferentes discursos e de conduzir investigações linguísticas através da análise de diferentes teorias.
O perfil do egresso do curso de Bacharelado em Letras, com ênfase em Estudos Literários, é o do profissional que domina os princípios teóricos e metodológicos das diversas escolas de Teorias da Literatura; os princípios teóricos e metodológicos da crítica literária e da sua aplicação; a história das literaturas de língua portuguesa; e tem conhecimento tanto dos diversos aspectos da linguagem literária quanto da estrutura e dos recursos da língua portuguesa.
Mercado de Trabalho:
O profissional de Letras, habilitado como Bacharel, vem encontrando, nos últimos anos, um mercado de trabalho ampliado por novas oportunidades e demanda de outros conhecimentos, sobretudo no mercado editorial, nos meios de comunicação, nas mídias eletrônicas. O Bacharel em Letras, com ênfase em Estudos Linguísticos, pode exercer funções de professor universitário e de pesquisador; atuar na redação e editoração de jornais, revistas, manuais técnicos, revistas científicas, dentre outras publicações; como analista e revisor de textos nos mais diversos gêneros; como assessor em assuntos da língua vernácula.
O bacharel em Letras, com ênfase em Estudos Literários, pode exercer funções de professor universitário e de pesquisador, além de crítico literário; revisor, redator e editor de textos pedagógicos, literários, técnicos ou informativos; produtor e assessor cultural; assessor editorial de órgãos da imprensa ou de editoras; consultor técnico de projetos; dentre outras funções que requisitem um profissional da linguagem com formação literária.