Jornalismo

Humanas e Sociais

Bacharelado

Desde 1984, está em funcionamento, no Centro de Artes e Comunicação da UFPE, uma das mais conceituadas graduações em Jornalismo do País. O Bacharelado em Jornalismo da nossa instituição, com uma entrada de 50 alunos por ano (em primeira entrada, no turno da tarde), tem por objetivo a formação de um profissional humano, crítico, ético e reflexivo, de modo a contribuir – com sua produção intelectual cuja principal ferramenta é a informação – com a consolidação da democracia.

Ao longo de oito semestres letivos, nosso projeto pedagógico busca a formação de um profissional que domine habilidades teóricas e técnicas para o pleno exercício funcional. Prevê-se o domínio de linguagens das mais diversas naturezas (escritas, audiovisuais, imagéticas), de estratégias narrativas, da Língua Portuguesa e uma ou mais idiomas estrangeiros, e de uma consistente preparação humanística que o possibilite a – de modo ético, comprometido e crítico – prestar serviços de interesse público de informação e comunicação.

Nosso corpo discente é preparado para dominar técnicas de apuração jornalística e da
produção, desenvolvimento e veiculação de reportagens. Nossas e nossos estudantes, por intermédio de disciplinas teóricas e práticas, são incentivados a produzir conteúdos noticiosos para multiplataformas e meios, além de desenvolver projetos e políticas comunicacionais para instituições públicas e privadas, com o domínio do campo de assessoria de comunicação organizacional/assessoria de imprensa.

Primamos por uma formação sintonizada às tecnologias e linguagens presentes nos veículos e campos de atuação jornalística, formando jornalistas que promovam participação a fontes múltiplas, identificando e reconhecendo os diversos públicos como participantes do processo noticioso, informacional e comunicacional.

Nosso corpo docente é formado integralmente por professoras e professores com sólida formação acadêmica e profissional, também com experiência pregressa em atuação em veículos de comunicação. Dezenas de projetos de pesquisa e extensão coordenados pelos docentes integram os estudantes em atividades muito além da sala de aula, como o Programa Fora da Curva, no ar desde 2017 nas nossas rádios públicas.

Nossa estrutura de apoio didático inclui uma Rádio-escola, a Rádio Universitária Paulo Freire – com estudantes participando ativamente da produção de programas jornalísticos -, além do Núcleo de Rádio e TV Universitárias (Rádio Universitária FM e TV Universitária), de modo a que estudantes possam aplicar, na prática, os conhecimentos compartilhados nas disciplinas. O Laboratório de Imagem e Som (LIS), o Laboratório de Fotografia (LabFoto) e o Laboratório de Inovação em Jornalismo complementam a infraestrutura do curso.

Recentemente, nossa estrutura laboratorial teve um reforço de peso: num esforço conjunto entre a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e as coordenações de cursos do nosso Departamento de Comunicação, vamos inaugurar o Laboratório de Inovação e Mobilidade Midiática (LIMM), um espaço interdisciplinar de produção, pesquisa e extensão, no qual as tecnologias digitais são aplicadas com criatividade e agilidade, contribuindo assim com a produção de produtos e pesquisas associadas à necessidade de mobilidade e rapidez. Com o foco em desenvolver e estimular o protagonismo discente nos cursos de Comunicação da UFPE (Cinema e Audiovisual, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Rádio, TV e Internet), o LIMM propõe a facilitação do acesso a equipamentos de ponta, utilizados nos centros mais avançados de produção audiovisual, que propiciam mobilidade e agilidade.

Nosso corpo discente é integrado por estudantes bastante atuantes em estágios na área, além de projetos de iniciação científica e extensão. Estudantes do Bacharelado em Jornalismo da UFPE acumulam premiações nacionais, a exemplo do Prêmio Jovem Jornalista Francisco Pacheco Jordão, promovido pelo Instituto Vladimir Herzog e um dos mais importantes do País. A representação estudantil fica a cargo do Diretório Acadêmico Fabiana Moraes, atualmente sob responsabilidade da gestão Marighella (2022-2023).

Além de sólida formação acadêmica e profissional, nossos estudantes também organizam, desde 2003, as Copas Paulo Francis e Patrícia Poeta de Futebol, evento que mobiliza todas as turmas e é parte indissociável do nosso curso – ao ponto em que as turmas são conhecidas pelas siglas e cores dos times. Uma competição futebolística e de muita integração, que já é marca registrada e um dos momentos mais esperados dos graduandos durante o ano letivo.

O profissional egresso do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pernambuco, habilitado e capacitado para atuar em multimeios, multiplataformas e em campos diversos da seara jornalística, deve ter a ética como espinha dorsal do seu perfil de atuação profissional, com o entendimento de que a profissão de jornalista possui extrema relevância e papel social no contexto contemporâneo, em que a informação é instrumento aliado de consolidação da democracia.