Geologia

Exatas e Tecnologia

Bacharelado

O curso de graduação em Geologia da UFPE é um dos mais tradicionais do país, tendo sido criado em 1957. No ciclo básico, os alunos estudam disciplinas ligadas às Ciências Exatas, como Química, Matemática e Física, que irão dar fundamentos e ferramentas para a compreensão integral da Geologia. Ao mesmo tempo, o aluno frequenta disciplinas que o introduzem no universo das geociências, como Geologia Geral e Mineralogia. Encerrado o ciclo básico do curso, após um ano e meio, o aluno começa a estudar disciplinas que possibilitam o aprofundamento do conhecimento geológico, tais como Paleontologia, Sedimentologia, Petrologia, Geoquímica, Geofísica, Geologia Estrutural, Geologia Econômica, entre outras.

Durante todo o curso, além de aulas teóricas, o aluno participa de aulas de laboratório e desenvolve diversas atividades de campo que permitem a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. Desta forma, um estudante de geologia precisa gostar de estar ao ar livre, em contato com a natureza, pois precisará realizar diversas pesquisas de campo durante a graduação para coleta de dados e amostras de rochas e minerais.

O geólogo estuda o planeta como um todo. Desde a origem, a estrutura, a composição e as transformações da crosta terrestre. Ele investiga a ação das forças naturais sobre o planeta e seus efeitos, apresentando soluções para remediá-las. Analisa fósseis, rochas e minerais, bem como a topografia dos terrenos, localiza e acompanha a exploração de jazidas de minério, depósitos subterrâneos de água e reservas de petróleo, carvão mineral e gás natural. Todas as grandes obras de infraestrutura – hidrelétricas, barragens, linhas de metrô, túneis, pontes e viadutos – exigem a atuação de um geológico para fazer a análise do solo e das rochas e elaborar o estudo de impacto ambiental. O registro profissional no Conselho Regional de Arquitetura e Agronomia (CREA) é obrigatório.