Expressão Gráfica

Humanas e Sociais

Licenciatura

O Curso de Licenciatura em Expressão Gráfica tem como principal objetivo a formação de professores para a Educação Básica (ensino fundamental, médio, médio integrado à educação profissional técnica) nas áreas de Geometria Gráfica (eixo central) e suas aplicações. No entanto, o estudo da Geometria desenvolve habilidades relacionadas à inteligência espacial, como coordenação visual motora, memória visual, descriminação
visual, percepção da posição do espaço, entre outras… Assim, nossos componentes curriculares buscam aprimorar e flexibilizar a identidade do curso. Permitem que o estudante seja estimulado a desenvolver habilidades e domínios que possibilitam sua inserção no mercado de trabalho em eixos profissionais afins à geometria, como: Artes Visuais, Arquitetura, Design, Engenharias e Tecnologias Computacionais. 

As salas de aula do curso estão localizadas no Centro de Artes e Comunicação da UFPE e contamos com Laboratórios de Prancheta, Laboratórios de Informática aplicada à Expressão Gráfica, Salas de Pesquisa, e o curso conta também com as instalações do Grupo de Experimentação em Artefatos 3D – GREA3D, um laboratório dotado de equipamentos de automação no processo de projeto, criado com recursos da FACEPE, PROEXC e PROPESQ e que surgiu da necessidade didática de pesquisas desenvolvidas em disciplinas e projetos de iniciação científica, envolvendo temas como prototipagem, fabricação digital, robótica, entre outras disciplinas. Além do GREA3D Móvel, que é a Unidade Itinerante de Tecnologia do Grupo do GREA3D, que está sendo inaugurada, cujo objetivo é promover o acesso à informação digital em escolas públicas de Pernambuco.

Atualmente, o curso conta com 31 bolsas da CAPES nos Programas PIBID e Residência Pedagógica, iniciativas que visam melhorar e valorizar a formação de professores para a educação básica. No Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), os estudantes são inseridos no universo das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola. Já o Residência
Pedagógica induz o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado por meio da imersão do licenciando – que já esteja na segunda metade do curso – em uma escola de educação básica. A imersão deve contemplar, entre outras ações, regência de sala de aula e intervenção pedagógica.