Estatística

Exatas e Tecnologia

Bacharelado

O curso de graduação em Estatística foi criado em 1968 e reconhecido por Decreto Federal nº 81.036 em 1977. Em 2018, comemoramos 50 anos do curso. Nosso corpo docente é formado por trinta docentes doutores, todos em regime de dedicação exclusiva. Atualmente a nossa infraestrutura conta com: acesso livre à internet; sala do Diretório Acadêmico da Estatística; salas de aula climatizadas, equipadas com projetor de slide, lousa digital; um auditório climatizado; secretaria de Graduação; laboratórios de informática climatizados; áreas de estudos e convivência para os alunos; gabinetes individuais para os professores, além de espaços comuns a todos os cursos de Graduação do CCEN: auditório Prof. Ricardo Ferreira – CCEN e bibliotecas. 

Nosso objetivo é formar profissionais do mais alto nível para atender as necessidades de ensino superior, pesquisa, desenvolvimento e prestação de serviços. Queremos disponibilizar para a sociedade profissionais que atendam satisfatoriamente às demandas requeridas da área e tenham facilidade para se adaptar a novas demandas do mercado. No curso, nós estimulamos o aprendizado no uso de recursos computacionais modernos e, sempre que possível, possibilitamos aos alunos resolverem problemas do mundo real, em qualquer área do conhecimento onde a estatística possa ser útil. Desta forma, temos a Fisher, a Empresa Junior, que vem aliar o aprendizado teórico em sala de aula com a vivência prática na resolução de problemas reais, assim como o estágio supervisionado, o qual objetiva consolidar e articular as competências desenvolvidas ao longo do curso, permitindo ao aluno o contato com situações, contextos e instituições próprias da atuação profissional.

O mercado de trabalho em Estatística é amplo e vem crescendo a cada dia. A diversidade de atuação é um dos grandes atrativos da Estatística, que pode promover a melhoria da eficiência e também a solução de vários problemas práticos importantes, que necessitam de análise de dados, em quase todas as áreas do conhecimento, com um destaque atual para modelagem dos dados da pandemia do novo Coronavírus. A nossa estrutura curricular objetiva a formação de estatísticos que satisfaçam aos amplos requisitos do mercado de trabalho. O profissional formado pode trabalhar em vários setores da atividade acadêmica ou empresarial. De fato, as aplicações da Estatística se estendem a várias áreas do conhecimento, tais como: Administração, Arte e Literatura, Biologia, Direito, Economia, Engenharia, Física, Medicina, Psicologia, Química, dentre outras. Muitos dos egressos do curso têm seguido para a pós-graduação e ocupado posições na academia. Aqueles que fizeram opção pelo mercado de trabalho também obtiveram êxito. Constatamos também que, nos últimos anos, muitos dos nossos egressos foram aprovados em concursos públicos para cargos de estatístico, não apenas no estado de Pernambuco, mas também em outros estados da federação, além de ocuparem postos de destaque em empresas privadas. Para acesso a mais informações, convidamos a todos para acessar nossas contas nas mídias sociais: @de.ufpe, @fisherestatistica e @estatisticaufpe.