Engenharia de Telecomunicações

Exatas e Tecnologia

Bacharelado

O Engenheiro de Telecomunicações atua na vanguarda das redes de comunicação, sistemas de telecomunicações, segurança cibernética e análise de dados. Trata-se de um profissional essencial em uma sociedade cuja expansão sustentável requer continuamente meios eficazes de se conectar. Tarefas cotidianas como conversas telefônicas, trocas de informação textual, enviar vídeos e transferir outros tipos  de dados a qualquer momento, através de um dispositivo, são possíveis graças à atuação desse profissional.

Telecomunicações é um campo multidisciplinar da engenharia relacionada à engenharia eletrônica e de sistemas. O profissional de telecomunicações atua no desenvolvimento de projetos que empregam tecnologias de diferentes áreas de forma consistente e economicamente viável. Em última análise, os engenheiros de telecomunicações são responsáveis por fornecer serviços de transmissão de dados em alta velocidade e com confiabilidade. Também atuam na implantação e monitoramento de sistemas de segurança de dados nas redes de comunicação; identificam as vulnerabilidades dos sistemas e aplicam técnicas de criptografia, entre outras contramedidas, para garantir o tráfego seguro dos dados. Projetam e implementam a infraestrutura de rede de telecomunicações empregando um amplo conjunto de equipamentos, tecnologias e meios de propagação de sinais. Os engenheiros de telecomunicações atuam intensamente no fornecimento de soluções para comunicação sem fio, como serviços de telefonia móvel, comunicações de rádio e satélite, assim como, tecnologias de internet banda larga.

O Engenheiro de Telecomunicações formado na UFPE é um profissional com perfil generalista, que atua com materiais elétricos e eletrônicos; de medição e controle elétrico e eletrônico; sistemas de comunicação e telecomunicações com e sem fio; redes de comunicação e satélite. Estuda e especifica materiais, componentes, dispositivos e equipamentos elétricos, eletromecânicos, eletrônicos, magnéticos, ópticos, de instrumentação, de áudio/vídeo. Planeja, projeta, instala, opera e mantém sistemas e instalações de telecomunicações, equipamentos, dispositivos e componentes, sistemas e equipamentos de comunicação interna, externa, celular, redes de comunicação, cabeamento interno e externo, estruturado de rede lógica, sistemas irradiantes, radar e sistemas de posicionamento e de navegação. Coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza estudos de viabilidade técnico-econômica, executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; além disso, efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em suas atividades, considera a ética, a segurança, a legislação vigente e os impactos ambientais.