Engenharia Naval

Exatas e Tecnologia

Bacharelado

O Engenheiro Naval egresso da UFPE poderá atuar em grandes e pequenos estaleiros de construção e reparo naval e construção offshore, pólos náuticos, no funcionamento de portos e hidrovias, na navegabilidade destas hidrovias, bem como na operação e manutenção de plataformas offshore de produção de petróleo.

Dentre as competências do engenheiro naval egresso da UFPE estão a capacidade para atuar no projeto, na manutenção e operação de pequenas e grandes embarcações, projetar e operar plataformas para exploração de petróleo, bem como desenvolver atividades relacionadas a navegabilidade de sistemas aquáticos e operação de sistemas portuários.

A atuação do engenheiro naval e oceânico egresso da UFPE poderá ser direta ou indireta ao segmento industrial de construção naval e offshore, que inclui a atuação na indústria fornecedora de componentes navais e operação de plataformas de exploração de petróleo.

O curso de Engenharia Naval da UFPE evidencia no perfil do curso a formação dos alunos com foco na construção naval e offshore. Na sua prática profissional, os egressos do curso deverão aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais, sendo capazes de projetar, conduzir experimentos e interpretar resultados, conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos da Engenharia Naval.

Quando formado, o mesmo deverá identificar, planejar, supervisionar, elaborar, resolver problemas e coordenar projetos e serviços no campo da Engenharia Naval, desenvolvendo e/ou utilizando novas tecnologias nessa área; deverá comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica; deverá atuar em equipes multidisciplinares; compreender e aplicar a ética às responsabilidades profissionais; avaliar o impacto das atividades da engenharia naval e oceânica no contexto social e ambiental; avaliar a viabilidade econômica de projetos e assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.