Engenharia de Produção - Campus Recife

Exatas e Tecnologia

Bacharelado

A primeira turma de graduação em Engenharia de Produção da UFPE teve início no ano letivo de 2000 e desde então o curso já formou 538 engenheiros.

Conheça as carreiras dos Engenheiros de Produção formados na UFPE (Campus Recife) – link: http://sites.google.com/view/epufpe/alunos-e-egressos

O que é Engenharia de Produção?

A Engenharia de Produção dedica-se à concepção, melhoria e implementação de sistemas integrados de pessoas, materiais, informação, equipamentos e energia. Em resumo, Engenharia de Produção é o ramo da engenharia que gerencia diversos recursos para aumentar a produtividade de uma empresa.

Quais as perspectivas de carreira para um engenheiro de produção?

As perspectivas de carreira para um engenheiro de produção são promissoras devido a sua formação multidisciplinar que o torna um profissional valioso numa época de grandes mudanças no mercado de trabalho.

De acordo com um levantamento com base nos currículos na rede do Linkedin, os engenheiros de produção formados na UFPE (Campus Recife) têm atuado em empresas de diversos setores da economia, tais como: Administração pública; Alimentos; Automotivo; Aviação e Aeroespacial; Bancos e Mercado Financeiro; Bebidas; Bens de consumo; Calçados; Cigarros; Construção Civil; Consultoria; Educação e Pesquisa; Eletrodomésticos; Energia; Farmacêutico; Hotelaria; Imobiliário; Jurídico; Maquinário e Ferramentas; Metalurgia e Siderurgia; Mineração; Naval; Papel, Plástico e Embalagens; Petróleo, Gás e Combustíveis; Publicidade; Química; Saneamento; Saúde; Segurança; Televisão e Entretenimento; Telecomunicações; Têxtil; Tecnologia da Informação; Transportes e Logística; Varejo; Vestuário e Moda.

Como é a formação de Engenharia de Produção da UFPE (Campus Recife)?

A carga horária total do curso é de 3.690 horas com duração de 5 anos com 1080 horas de disciplinas de formação geral; 1560 horas de disciplinas de formação profissional e 930 horas de disciplinas eletivas complementares de formação profissional.

Veja a relação de disciplinas do curso
http://sites.google.com/view/epufpe/estrutura-curricular

Conheça os professores do curso
http://sites.google.com/view/epufpe/corpo-docente

Qual o diferencial da Engenharia de Produção da UFPE?

Os alunos obtiveram a avaliação máxima (conceito 5) na última edição do ENADE em 2019. Além disso, o curso de Engenharia de Produção da UFPE foi reconhecido como o 9º melhor curso do país segundo ranking da Folha de São Paulo em 2019 considerando um total de 602 instituições que ofertam o curso no país.

Enquanto na graduação, existem 1106 cursos de Engenharia de Produção em atividade (Fonte: MEC, 2022), na pós-graduação Stricto Sensu (Mestrados e Doutorados, Acadêmicos e Profissionais) existem 53 programas em Engenharia de Produção no Brasil (Fonte: CAPES, 2022). Desta forma, menos de 5% dos cursos de Engenharia de Produção no Brasil são integrados com programas de pós-graduação.

Na UFPE, o curso foi concebido de forma integrada com uma pós-graduação de excelência (conceito 7 na última avaliação da CAPES), o que facilita a participação dos alunos em atividades de iniciação cientifica e fortalece o reconhecimento internacional do curso.

Além da graduação em Engenharia de Produção nos campi de Recife e Caruaru a UFPE oferta o curso nas modalidades pós graduação MBA/especialização (Lato Sensu), mestrado acadêmico e profissional, doutorado acadêmico e profissional.

Saiba mais

Para mais informações sobre o curso de Engenharia de Produção (estrutura curricular, carreira, mercado de trabalho, corpo docente, história do curso), você pode acessar a página do curso em (http://sites.google.com/view/epufpe)