Engenharia de Produção - Campus Agreste

Exatas e Tecnologia

Bacharelado

O curso de graduação em Engenharia de Produção teve o início de suas atividades no Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco em Agosto de 2009, tendo como principal objetivo o desenvolvimento regional. Desde então, o curso participou de três edições do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) promovido pelo MEC, obtendo uma avaliação muito boa e duas avaliações ótimas. Um dos requisitos para essa avaliação é a formação do corpo docente efetivo vinculado ao curso que é formado por Doutores, que conduzem atividades de ensino, pesquisa e extensão reconhecidas nacional e internacionalmente.

O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) apresenta uma estrutura curricular organizada em componentes (i) obrigatórios, que compreendem o ciclo básico do curso de engenharia, (ii) eletivos, que constituem disciplinas das várias áreas da Engenharia de Produção, (iii) atividades complementares para a formação dos discentes, e (iv) estágio curricular. Para conduzir o cumprimento desses requisitos, o curso dispõe de laboratórios para o desenvolvimento de atividades de ensino nas grandes áreas da Engenharia de Produção, bem como incentiva a participação de docentes e discentes em eventos acadêmicos com a promoção da Semana de Engenharia de Produção, visitas técnicas, palestras nacionais e internacionais, e publicação em congressos e periódicos nacionais e internacionais. Ainda, há o incentivo da participação em grupos de pesquisa, projetos de extensão e em atividades de iniciativa empreendedora, como a Empresa Júnior.

A formação em Engenharia de Produção permite ao profissional atuar no planejamento, melhoria e implantação de sistemas integrados através do gerenciamento de pessoas, materiais, informações e equipamentos para a transformação e aquisição de bens e serviços, visando a eficiência e a eficácia da utilização desses recursos com ética e responsabilidade socioambiental. Para isso, durante a formação, são desenvolvidas habilidades e competências associadas às ciências físicas, matemáticas e sociais, assim como o conhecimento sobre métodos de análise da engenharia para especificar, predizer e avaliar os resultados obtidos por tais sistemas. Dessa forma, o aluno egresso poderá atuar profissionalmente em áreas como Gestão, planejamento e controle da Produção, Engenharia da Qualidade, Modelagem e Otimização de Sistemas,  Gestão Econômica e Financeira, Gestão da Informação e suas Tecnologias, Gestão Ambiental, Engenharia do Produto, Gestão de Projetos, ou ainda, áreas de avanços tecnológicos.