Engenharia de Minas

Exatas e Tecnologia

Bacharelado

O Engenheiro de Minas é o profissional responsável por projetar, executar, administrar, controlar e fiscalizar todas as ações que envolvem à descoberta, abertura, operação e fechamento de uma mina. Além disso, pode atuar com a extração de água mineral e aberturas de vias subterrâneas. Tudo isso com o objetivo de colocar à disposição da sociedade as matérias-primas necessárias à sobrevivência humana, citando-se como exemplo: os fertilizantes usados na produção de alimentos, os metais empregados para diversos fins, os materiais usados na construção civil e em obras de infraestrutura, os insumos para produtos de alta tecnologia, dentre outros.

O curso de graduação em Engenharia de Minas da Universidade Federal de Pernambuco foi o terceiro curso implantado no Brasil, possuindo mais de 67 anos de existência. É um curso que carrega tradição, história e títulos pela qualidade no ensino, na infraestrutura de pesquisa e no corpo docente e técnico. Isso tudo converge na formação de mão de obra altamente qualificada e com ampla aceitação no mercado nacional – talvez não haja uma única empresa, ou instituição pública, ligada ao setor mineral que não tenha (ou que não tenha tido) um ex-aluno da UFPE ocupando cargo importante.

O curso conta com parcerias de estágio consolidadas, possui articulação para a realização de intercâmbios; oferta bolsas de iniciação científica, de extensão universitária e de monitoria semestralmente; possui empresa júnior com atuação ativa no mercado mineral; mantém uma relação próxima com diversos profissionais e empresas do setor, os quais apoiam o curso por meio de treinamentos, de visitas e aulas de campo, de participações nos eventos acadêmicos, e nos projetos de extensão. Além disso, o curso apoia e orienta seus egressos à formação continuada (mestrado e doutorado), tanto nos programas em que atuam os docentes do curso, como naqueles em que os docentes são parceiros de pesquisa.

Você pode contatar a equipe do projeto Diálogos sobre Mineração (dialogosobremineracao@gmail.com) para marcar uma vídeo chamada e obter informações sobre o setor mineral, sobre o curso da UFPE e sobre as experiências de ex-alunos e graduandos. Além disso, não deixe de fazer uma visita à página do Instagram do nosso projeto de extensão Kunnskap (https://www.instagram.com/_kunnskap/) e no canal do YouTube (https://www.youtube.com/channel/UC4L2HOL-xBSn8D6XpWyROVA).

E atenção para o mais importante: A ENTRADA NO CURSO OCORRE PELO SISU, NA OPÇÃO ENGENHARIA DE MINAS.