Engenharia de Materiais

Exatas e Tecnologia

Bacharelado

  • O que é a Engenharia de Materiais?

A Engenharia de Materiais é uma área multidisciplinar e que integra diversos setores do conhecimento, envolvendo as mais diferenciadas classes de materiais como metais, cerâmicos, polímeros (plásticos), semicondutores, combinações de materiais (compósitos), materiais avançados, biomateriais, dentre outros. A área de atuação é pautada em inovação e tecnologia, tudo isso voltado à pesquisa, desenvolvimento e sua aplicação industrial, visando melhorias para a sociedade e meio ambiente.  Tudo o que vemos e usamos é feito de materiais: carros, aviões, computadores, geladeiras, fornos de micro-ondas, aparelhos de TV, pratos, talheres, equipamentos esportivos, e até mesmo dispositivos biomédicos como próteses e órteses. Todos esses produtos e muitos outros, necessitam de materiais adequados para as aplicações a que se destinam, e isso depende da escolha correta do material, suas propriedades e comportamento. Nosso slogan é: Onde estamos? – Estamos em toda parte!”

  • O que faz um Engenheiro de materiais

Os engenheiros de materiais lidam com a ciência e tecnologia de produção de materiais com as propriedades e formas adequadas para aplicações práticas. As funções dos engenheiros de materiais vão desde a produção de matérias-primas, incluindo a reciclagem, até o projeto e desenvolvimento de novos materiais e a fabricação confiável e econômica do produto final. Essas atividades são comuns em diversos indústrias, como – aeroespacial, de transportes, eletrônica, biomédica, naval, petróleo e gás, petroquímica, tintas e revestimentos, conversão de energia por fontes convencionais e alternativas, baterias, eletro-eletrônicos, farmacêutica, alimentos, dentre outras. 

  • Visão de Futuro da Engenharia de Materiais

A Engenharia de Materiais além de seu caráter multidisciplinar é um curso que caminha ao lado da inovação. O futuro trará novos desafios e oportunidades para a introdução de novos materiais e melhores métodos de processamento. E outro fato importante é o papel que a Engenharia de Materiais em desenvolver materiais sustentáveis, que estejam alinhados às demandas sociais, tecnológicas e de redução de impactos ambientais. Materiais novos e melhores são uma “tecnologia incubadora”, ou seja, uma tecnologia capaz de estimular inovações e melhorias contínuas nos produtos gerados. Por essas e outras razões, a maioria das pesquisas cita a engenharia de materiais como uma das carreiras com melhores oportunidades nos anos vindouros.

  • A Engenharia de Materiais na UFPE

O curso de Engenharia de Materiais da UFPE tem como objetivo formar profissionais criativos, com visão multidisciplinar, crítica, com uma formação teórica e prática sólida, de modo a ter um perfil atrativo para o mercado de trabalho e uma visão humanizada pautada em desenvolver novos materiais que atendam as demandas tecnológicas da sociedade e com forte comprometimento com a sustentabilidade, atuando no desenvolvimento materiais e processos que sejam seguros operacionalmente, e que promovam a redução de impactos ambientais. A Engenharia de Materiais envolve várias áreas de conhecimento e setores convencionais e avançados das quais podem ser citadas as Engenharias Metalúrgica, Mecânica, Química, Eletrônica, Nuclear, Naval, Aeronáutica e Civil e as áreas de Geologia, Física, Biologia, Biomedicina entre outras. O curso encontra-se sediado no Instituto Nacional de Tecnologia em União e Revestimento de Materiais (INTM/UFPE) e conta com uma infraestrutura excelente (7 laboratórios de ensino com equipamentos para aulas práticas, 4 salas de aula, 1 auditório, sala de professores, sala do DaMat (representação estudantil), sala da Liga Consultoria (Empresa Júnior do Curso), sala de estudos, além de 18 laboratórios do Centro de Pesquisa, que apoiam as atividades didáticas do curso e de pesquisa na forma de iniciação científica para os alunos. Por meio de uma formação que integra o ensino contextualizado, interdisciplinar e multidisciplinar, e articulação de teoria e prática, faz com que nossos alunos egressos tenham um excelente acesso ao mercado de trabalho. Como destaques, ressaltamos a grande interação e parceria com o setor industrial sendo firmados diversos convênios de estágio e projetos com atuação de estudantes, com diversas indústrias; as atividades de atuação extracurriculares como: a Iniciação Científica que é incentivada desde o início do curso como forma de garantir e contribuir com uma formação inovadora e antenada aos avanços tecnológicos,  bem como atividades de extensão, por meio de projetos que aproxima a universidade da sociedade, como exemplo a divulgação da área de materiais para escolas públicas;  a forte atuação do Diretório Acadêmico de Engenharia de Materiais (DAMat), que promove um excelente acolhimento aos estudantes do curso por meio da realização de eventos e acompanhamento dos alunos mais novos; a presença da Empresa Júnior do Curso, Liga Consultoria, que permite consolidar uma formação empreendedora e aproximar o estudante do mercado de trabalho ainda durante sua formação, por meio de realização de projetos com o setor industrial com foco principal nas áreas de caracterização de materiais, seleção de materiais, desenvolvimento de produtos e gestão de resíduos sólidos. Além disso, ressalta-se a capacidade de internacionalização do curso, por meio de convênios estabelecidos com a França e Japão, que permite a realização de intercâmbios.