Engenharia de Energia

Exatas e Tecnologia

Bacharelado

A disponibilidade de energia é reconhecidamente um fator de desenvolvimento e bem estar de uma sociedade moderna. As recentes crises de abastecimento de energia têm alcançado contornos políticos e estratégicos no plano mundial, que demonstram a sua importância para a soberania nacional e a manutenção e crescimento do padrão de vida da comunidade mundial. Gerar energia significa gerar também algum comprometimento ambiental. Problemas ambientais são hoje fortemente relacionados à forma e à natureza como os recursos energéticos são explorados. Torna-se, portanto, indispensável que conhecimentos e técnicas sejam condensados em um curso local que possa fornecer um profissional com perfil adequado à resolução de problemas de extração, coleta e utilização de fontes de energia para satisfazer às necessidades humanas, preservando o meio ambiente e conservando ao máximo os recursos naturais.

De uma forma geral, o objetivo do curso é o de formar o Engenheiro de Energia sensível às questões ambientais que será capaz de realizar atividades que permitam escolher e implementar as formas de geração de energia mais apropriadas às necessidades e possibilidades locais. O profissional egresso deverá compreender a questão energética e sua interação com a estrutura econômica, assim como, avaliar e participar do desenvolvimento das diversas alternativas, em termos de produção e distribuição de energia. Esta área envolve a interação entre conhecimentos de engenharia, de planejamento e de economia.

Curso de Engenharia de Energia da UFPE é reconhecido pelo MEC. Em dezembro de 2015 recebeu nota máxima 5 (cinco), na sua primeira avaliação do ENADE, já em dezembro de 2017, o curso foi pela segunda vez avaliado no ENADE recebendo a nota 4 (quatro) (muito bom). O Guia do Estudante Profissões Vestibular 2018, uma publicação da editora Abril, classificou o Curso de Engenharia de Energia da UFPE com a avaliação de “muito bom”, 4 estrelas. O perfil dos egressos de um Curso de Engenharia de Energia terá uma sólida formação técnica-científica e profissional geral, capacitado para absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade. Com formação multidisciplinar e eclética, permite sua absorção em empresas governamentais e privadas, em setores ligados à produção e distribuição de energia, planejamento energético e diversos outros setores profissionais abrangidos pela formação pretendida. As atribuições do profissional egresso do Curso de Engenharia de Energia foram firmadas pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) que estabeleceu as atividades e competências profissionais do Engenheiro de Energia.