Engenharia de Controle e Automação

Exatas e Tecnologia

Bacharelado

Descrição: O Engenheiro de Controle e Automação atua no desenvolvimento e integração de processos, sistemas, equipamentos e dispositivos de controle e automação. Em sua atividade, aperfeiçoa, projeta, instala, mantém e opera sistemas de controle e automação de processos, de manufatura e acionamento de máquinas; de medição e instrumentação eletroeletrônica, de redes industriais e de aquisição de dados. Integra recursos físicos e lógicos, especificando e aplicando programas, materiais, componentes, dispositivos, equipamentos eletroeletrônicos e eletromecânicos utilizados na automação industrial, comercial e predial. Coordena e supervisiona equipes de  trabalho; realiza pesquisa científica e tecnológica e estudos de viabilidade técnico-econômica; executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em sua atuação, considera a ética, a segurança e os impactos socioambientais. O curso capacita profissionais com amplos conhecimentos na área das técnicas de controle automático, acionamentos elétricos, eletrônica digital, otimização e computação aplicada, de acordo com a tendência do mercado local e nacional.

Áreas de Atuação: o engenheiro de controle e automação atua no desenvolvimento, expansão e modernização de processos, sistemas, equipamentos e dispositivos nas áreas industrial, robótica e domótica (automação de ambientes).

Mercado de trabalho: o mercado de trabalho do engenheiro de controle e automação está aquecido, com profissionais sendo absorvidos na Petrobrás, nas principais indústrias nacionais e multinacionais e nas empresas integradoras, que prestam serviços de automação para outras empresas. É frequente que bons alunos sejam absorvidos pelas empresas com o curso ainda em andamento.

Curiosidades: uma das profissões de maior crescimento e procura no mercado de trabalho, já que o engenheiro de controle e automação desenvolve soluções para o conforto da sociedade e também trabalha na interface entre as novas tecnologias e seus usuários. Com relação à realidade local, o curso é o de maior procura no Centro de Tecnologia e Geociências da UFPE, devido ao seu caráter tecnológico e seu perfil atualizado e antenado com as tendências do
mercado. O departamento que abriga o curso possui uma empresa-júnior em expansão (Watt Consultoria – @wattconsultoria), um diretório acadêmico engajado (@dadeeufpe) e vários projetos de pesquisa e de extensão, onde os alunos poderão aplicar os conhecimentos aprendidos nas salas e de aula e nos laboratórios. Um exemplo de projeto é o Capibarib-e Racing (@capibariberacing), que desenvolve um carro elétrica para competições na Fórmula SAE.