Engenharia de Controle e Automação

Exatas e Tecnologia

Bacharelado

Descrição: O Engenheiro de Controle e Automação atua no desenvolvimento e integração de processos, sistemas, equipamentos e dispositivos de controle e automação. Em sua atividade, aperfeiçoa, projeta, instala, mantém e opera sistemas de controle e automação de processos, de manufatura e acionamento de máquinas; de medição e instrumentação eletroeletrônica, de redes industriais e de aquisição de dados. Integra recursos físicos e lógicos, especificando e aplicando programas, materiais, componentes, dispositivos, equipamentos eletroeletrônicos e eletromecânicos utilizados na automação industrial, comercial e predial. Coordena e supervisiona equipes de  trabalho; realiza pesquisa científica e tecnológica e estudos de viabilidade técnico-econômica; executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em sua atuação, considera a ética, a segurança e os impactos socioambientais. O curso capacita profissionais com amplos conhecimentos na área das técnicas de controle automático, acionamentos elétricos, eletrônica digital, otimização e computação aplicada, de acordo com a tendência do mercado local e nacional.

Áreas de Atuação: o engenheiro de controle e automação atua no desenvolvimento, expansão e modernização de processos, sistemas, equipamentos e dispositivos nas áreas industrial, robótica e domótica (automação de ambientes).

Mercado de trabalho: o mercado de trabalho do engenheiro de controle e automação está aquecido, com profissionais sendo absorvidos na Petrobrás, nas principais indústrias nacionais e multinacionais e nas empresas integradoras, que prestam serviços de automação para outras empresas. É frequente que bons alunos sejam absorvidos pelas empresas com o curso ainda em andamento.

Curiosidades: uma das profissões de maior crescimento e procura no mercado de trabalho, já que o engenheiro de controle e automação desenvolve soluções para o conforto da sociedade e também trabalha na interface entre as novas tecnologias e seus usuários. Com relação à realidade local, o curso é o de maior procura no Centro de Tecnologia e Geociências da UFPE, devido ao seu caráter tecnológico e seu perfil atualizado e antenado com as tendências do
mercado. O departamento que abriga o curso possui uma empresa-júnior em expansão (Watt Consultoria – @wattconsultoria), um diretório acadêmico engajado (@dadeeufpe) e vários projetos de pesquisa e de extensão, onde os alunos poderão aplicar os conhecimentos aprendidos nas salas e de aula e nos laboratórios. Um exemplo de projeto é o Capibarib-e Racing (@capibariberacing), que desenvolve um carro elétrica para competições na Fórmula SAE.

Robô desenhista desenvolvido no curso

Trabalho premiado de conclusão de curso

Exemplo da automação industrial na produção de garrafas

Exemplo de controle de um drone