Engenharia de Alimentos

Exatas e Tecnologia

Bacharelado

O Curso de Engenharia de Alimentos da UFPE tem como objetivo geral preparar os futuros engenheiros de alimentos para liderarem com soluções criativas em Engenharia, compreendendo os fenômenos físicos e químicos em modelos validados. Além disso, formar profissionais com competência para atender às necessidades da sociedade mundial com novos produtos e processos na área da industrialização de alimentos, demonstrando comprometimento e atitudes éticas com responsabilidade sócio-ambiental.

O Engenheiro de alimentos pode atuar dentro dos seguintes segmentos: Indústria de Insumos para Processos e Produtos (matérias-primas, insumos, equipamentos, embalagens e aditivos), Empresas de Serviços e Órgãos e Instituições Públicas, exercendo suas atividades nas áreas: Produção e Processos, Garantia de Qualidade, Pesquisa e Desenvolvimento, Projetos, Comercial/ Marketing, Fiscalização de Alimentos e Bebidas.

O Engenheiro de Alimentos atuará dentro do campo industrial alimentício integrando o conhecimento adquirido em sua formação, de forma crítica, reflexiva, criativa, cooperativa e ética, em dimensões técnicas, científicas, econômicas, sociais, ambientais, de segurança e saúde no trabalho, mostrando habilidade para formular e conceber soluções desejáveis com atuação inovadora e empreendedora. Será capaz ainda de adotar perspectivas multidisciplinares e transdisciplinares na tomada de decisão para solução dos problemas enfrentados junto à disposição dos produtos alimentícios junto ao mercado consumidor, considerando atuar sempre comprometido com a responsabilidade social e com o desenvolvimento sustentável, analisando as necessidades da população de forma geral.

O curso promove o incentivo às atividades acadêmicas, como iniciações científicas, monitorias, projetos, grupos de pesquisas, visitas técnicas em indústrias, participação em empresas júnior e ações de extensão, são atualmente expansivas aos discentes e à comunidade. Apresenta sua metodologia dividida em aulas presenciais, contemplando aulas teóricas e/ou práticas e expositivas, que contribuem no processo de construção de conhecimento multidisciplinar e transdisciplinaridade, na retroalimentação da prática de ensino com avanço no estado da arte e em prol de beneficiar toda a sociedade. O estímulo à participação dessas atividades é uma forma de enriquecimento curricular e aprendizado para a formação final do Engenheiro de Alimentos.