Dança

Humanas e Sociais

Licenciatura

Como entrar em contato com a coordenação do curso e saber mais sobre ele?

Você pode entrar em contato conosco através do e-mail danca.coordenacao@ufpe.br ou de forma presencial. A nossa sala fica localizada no Departamento de Artes do Centro de Artes e Comunicação na UFPE, Campus Recife. Funcionamos no horário de segunda a sexta das 15:00h às 21:00h. As aulas ocorrem nos turnos tarde/ noite.

Para saber mais sobre o curso, acesse suas redes sociais, como o seu perfil no instagram @danca.ufpe e também ao site https://www.ufpe.br/danca-licenciatura-cac

Qual o objetivo do curso de Dança?

O Curso de Licenciatura em Dança visa instituir processos de ensino e aprendizagem de ordem teórico-prática para a formação do artista-docente em dança. Considerando a dança como área específica de conhecimento, o curso pretende habilitar tecnicamente e desenvolver conceitualmente competências metodológicas, críticas e criativas junto aos seus alunos, para que estes possam atuar prioritariamente na educação básica, isto é, ensino fundamental e médio, com responsabilidade, consciência e postura ética, enquanto agentes formadores no campo do ensino da dança, contribuindo para que esta linguagem esteja mais presente na vida das pessoas e assumam seu papel de agente fundamental na transformação social.

Qual o perfil do profissional que se forma no curso de Dança da UFPE?

O artista docente em dança deve ter domínio físico-técnico-criativo-pedagógico-epistemológico para prover as mais diversas atividades e experiências em dança, junto a estudantes das mais variadas condições físico-social-psicológico-culturais, em contextos educacionais diversificados.

O aluno egresso deve estar apropriado de um pensamento reflexivo e de uma sensibilidade artística, comprometidos com a criação em dança e a atuação pedagógica, com a produção de conhecimento e o desenvolvimento de habilidades corporais, revelando sensibilidade estética e postura ética, aspectos fundamentais para valorização humana, para a autoestima e para a expressão corporal, visando a integrar o indivíduo na sociedade e tornando-o participativo de suas múltiplas manifestações culturais.

Qual o campo de atuação deste profissional de dança?

O Licenciado em Dança estará credenciado a atuar como professor de Arte em escolas da Educação Infantil, dos Ensinos Fundamental e Médio, Superior, e em instâncias de ensino não formal, a exemplo de Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs), Organizações Não Governamentais (ONGs), Fundações e Associações que utilizam a arte como ferramenta de educação, e compreendem o artista-docente como agente transformador da sociedade, que atua por meio de projetos de arte, educação e saúde ligados a companhias e grupos artísticos, academias de dança, cursos regulares, workshops e oficinas promovidas por eventos e centros culturais.

Além da atuação como professor, nestes contextos, também se apresenta como campo de atuação a gestão escolar (gestão de processos educativos e organização e gestão de instituições de educação básica), gestão cultural pública ou privada, curadoria de eventos de dança, consultoria artística e pedagógica para grupos profissionais, amadores, além da atuação como artista de dança e outras linguagens híbridas afins, como é o caso da performance e da videodança.

Como se organiza o currículo do curso?

O tempo estabelecido para finalização do Curso de Dança é de, no mínimo, 8 (oito) semestres, podendo atingir o máximo de 14 (quatorze) semestres. A carga horária total obrigatória para conclusão do Curso de Dança é de 2.880 horas, sendo divididas em 2.430 horas de Componentes Obrigatórios, 450 horas de Componentes Eletivos Livres, dentre as quais 200h deverão ser integralizadas como Atividades Complementares, e 250 horas serão aproveitadas por meio de disciplinas eletivas livres.  No entanto, estamos passando por reforma integral do curso que irá alterar alguns aspectos relacionados à carga horária do curso a partir de maio de 2023.

Os Programas dos Componentes Curriculares, que incluem ementas, resumos dos conteúdos e bibliografias básicas e complementares, encontram-se nos anexos do documento que rege nosso curso, chamado PPC (Projeto Pedagógico do Curso), que você pode encontrar na página do nosso curso, assim como outras informações importantes, no seguinte link: https://www.ufpe.br/danca-licenciatura-cac

Como eu posso entrar no curso de Dança da UFPE?

São oferecidas 30 vagas no Vestibular apenas na 1ª entrada. As formas de acesso ao Curso de Dança podem ser via:

1) Vestibular e da realização de Teste de Habilidade Específica em Dança (THED), através do qual serão avaliados aspectos ligados à desenvoltura do candidato na linguagem da dança, tais como consciência e organização corporal, orientação espacial, ritmo, criatividade e expressividade, assim como seus propósitos, interesses e expectativas em relação ao Curso de Dança;

2) Ingressos “ex officio”, para funcionários públicos, militares e seus dependentes, estando sob gerência da DRE, no momento, a ser transferida para coordenação de ingresso, num futuro próximo;

3) Editais de transferência (interna e externa), reintegração e portador de diploma.

O curso de Dança da UFPE possui quais grupos de pesquisas e projetos de extensão?

O curso de Dança da UFPE possui três grupos de pesquisas cadastrados na plataforma do CNPQ, e  além disso, os professores e professoras do curso também desenvolvem seus projetos de forma independente. Seguem abaixo esses grupos e projetos de extensão para que você possa conhecer mais um pouco sobre nosso curso. Siga-os nas redes sociais, assim como o nosso instagram do curso: @dança.ufpe

Link de acesso no CNPQ: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/529318
Redes Sociais:
https://instagram.com/pesquisartes.ufpe?igshid=YmMyMTA2M2Y=

O objetivo do nosso grupo é incentivar a pesquisa e publicações na área de artes, de modo a divulgar diferentes formas de atuação do profissional de artes em campos que visam à investigação do movimento e criação artística como conhecimento específico e suas interseções na área de saúde, inclusão, terapias, processos criativos, lazer e qualidade de vida. Buscam-se linhas de pesquisa que corroborem com a inclusão de públicos que possuem dificuldades de acesso às artes e suas diferentes linguagens, e também, que se relacione aos cuidados com o corpo do próprio profissional de artes e apreciadores. Linhas de pesquisa: Dança para idosos: processos criativos, metodologias, saúde e qualidade de vida e Dança, educação e saúde: processos criativos, pedagógicos e terapêuticos.

Projetos relacionados:

Oficina de Dança – PesquisARTES:

O objetivo do projeto visa a criação do coletivo Oficina de Dança – Pesquisartes, como um espaço de ensino, extensão e pesquisa diante dos (das) discentes do curso de Dança da UFPE. As ações/ projetos/ programas de ensino serão aplicadas através de atividades associadas à estágio obrigatórios e não-obrigatórios e a componentes curriculares sobre metodologias em dança; as de pesquisa, serão realizadas através de pesquisação, estudos de caso, criação de metodologias de ensino da dança, e criação artística em dança; e extensão através da criação e promoção de eventos, oficinas, mostras culturais, aulas livres. O projeto foi contemplado recentemente pelo edital nº 19/2022 – Estímulo à Inovação no Âmbito de Práticas de Ensino na Graduação, recebendo recursos para aquisição de materiais permanentes e de custeio para a montagem de espetáculos artísticos em locais como escolas, ONGS, asilos, abrigos, fazendo com que a arte chegue ao maior número de pessoas possíveis, ampliando-se a formação de plateia e fruição em dança.

O corpo do idoso e sua história em ação: proposta de criação em dança a partir da observação do envelhecer
Este projeto guarda-chuva possui ligação com o subprojeto intitulado “O corpo do idoso e sua história em ação: proposta de criação em videodança a partir da observação do envelhecer” aprovado pelo edital PIBIC 2020, tendo como objetivo geral realizar um processo de criação de videodança através de memórias e observações dos corpos idosos, registrando em diário de bordo, apresentando e debatendo o resultado artístico ao público em redes sociais, de modo a trazer questões sobre a inclusão de idosos na sociedade atual. E como desdobramento deste estudo, foi realizado um projeto de extensão, intitulado “Dança para todes! Uma proposta de acessibilidade e audiodescrição em videodança”, que foi contemplado pelo edital de apoio a criações artísticas da PROExC em 2020, sendo um projeto de extensão com envolvimento de todas as alunas integrantes do grupo de pesquisa, possuindo como objetivo a produção de um videodança com audiodescrição e legendas com a participação dos alunos do curso de Licenciatura em Dança da UFPE nesses processos, visando acessibilidade em arte para o público de pessoas com deficiência (PCD), idosos e pessoas sem deficiência.

La Ursa:
“La Ursa”, um projeto contemplado com Bolsa de Incentivo à Criação Cultural (BICC/PROEXC) na UFPE, idealizado por discente do curso de dança junto ao grupo de pesquisa Pesquisartes, com desdobramentos realizados a partir de uma ação de ensino, cujo produto final foi em videodança. A partir daí, gerou-se projetos de extensão (oficinas de foto montagem, performance de dança e videodança) e pesquisa (trabalho de conclusão de curso e PIBIC), ainda em fase de conclusão.

Link de acesso no CNPQ: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/588288
Redes Sociais:
https://instagram.com/pedagogiascontracoloniais?igshid=YmMyMTA2M2Y=

Pisada: pesquisas em dança e antropologia é um grupo de pesquisa coordenado pela Profa. Maria Acselrad, professora do Curso de Licenciatura em Dança, da UFPE que tem como objetivo aprofundar e ampliar os estudos da dança, sob uma perspectiva antropológica, através da coordenação de projetos, orientação de trabalhos, publicação de artigos, organização de encontros científicos, mostras de vídeo, promoção de oficinas e seminários com vistas a: dar corpo às questões que emergem de uma pesquisa sobre, com e desde o corpo em movimento, assegurando a sua centralidade no debate acadêmico; dar voz às perspectivas de fronteira, no caso, entre a antropologia e a dança, de modo a estimular uma reflexão surgida das margens, das brechas, das zonas interdisciplinares; e dar movimento, impulsionando a emergência de uma antropologia que dança e de uma dança que se antropologiza, porque não negligencia o corpo, não supervaloriza a mente. E nem o seu contrário. O grupo visa aproximar o conhecimento científico dos saberes populares e tradicionais relativos ao corpo e à dança, assim como ampliar a área de atuação e a experiência dos  profissionais da dança e da antropologia.

Projetos Relacionados

Pedagogias contracoloniais na dança:

Descrição: O projeto consiste num conjunto de iniciativas que pretendem refletir, difundir, articular e potencializar um debate sobre pedagogias contra e decoloniais na dança. Para tanto, vêm sendo desenvolvidas leituras e discussões, através da criação de um grupo de estudos, debates a fim de realizar intercâmbio e ampliação de referências sobre iniciativas desenvolvidas dentro e fora das universidades, realização de trabalho de campo junto com os estudantes envolvidos para contextualização e imersão no aprendizado das danças populares e tradicionais, laboratórios de ensino da dança para problematização e incentivo ao desenvolvimento de uma formação plural do discente da licenciatura em dança e promoção de cursos de dança, com base em pedagogias contra e decoloniais, oferecidos à comunidade do entorno da universidade, para um público não-especializado em dança, de modo a promover a saúde corporal, a integração corpo e mente e o acesso a princípios e fundamentos não-hegemônicos da dança, ou seja, a uma relação com o movimento criativa, combativa e regenerativa, considerando o período pós-pandêmico, que finalmente, experimentamos. Tais ações almejam democratizar o acesso à dança, destacando nesta linguagem seu poder de transformação social, através do corpo.

Grupo de Pesquisa “Corpo Conexão”

Link de acesso no CNPQ: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/581149

Pesquisa do corpo em movimento e em desenvolvimento, com foco em autoconhecimento, movimento somático, reeducação do movimento e expressividade. Investigação acerca de pedagogias do corpo integrativas, interligando com o fazer artista-docente da dança, buscando caminhos e processos criativos harmônicos e naturais, de integração entre corpo, movimento e consciência. Sistematização de aspectos terapêuticos da corporeidade somática, com aplicações em processos coletivos contemporâneos. Elaboração escrita e publicação
científica, bem como a participação em eventos acadêmicos.

Outros projetos de extensão do curso de dança\

O projeto “Janelas para a comunidade: a dança na extensão universitária” tem por objetivo principal, oferecer aulas de danças para o público em geral e o público das
comunidades do Bairro da Várzea, onde se situa a universidade. Trata-se de uma
parceria entre o Gris Espaço Solidário, o coletivo Ação no Mundo e o Curso de Dança
da UFPE. As aulas são oferecidas semanalmente e de forma alternada entre os
espaços do campo da Vila Arraes, as sedes do Gris e a sala Nascimento do Passo no
CAC – UFPE. As são mediadas por estudantes do Curso de Dança, que também
fazem parte da equipe de execução do projeto, numa busca por visibilização e
valorização de distintas linguagens da dança, no que diz respeito à sua expressividade, sua aceitação no meio acadêmico e sua validação cultural. A proposta é propor um intercâmbio de saberes entre comunidades e universidade. A alternância de ocorrência das aulas nos espaços em questão, visa aproximar o público das comunidades do espaço acadêmico, bem como promover uma hibridização entre os saberes consagrados nas comunidades e os já inseridos e promovidos pela universidade. As aulas estão previstas para acontecer entre os meses de agosto e dezembro de 2022.