Conheça a UFPE

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) é uma das universidades que mais se destacam no País em ensino (graduação e pós-graduação) e pesquisa científica, sendo a melhor do Norte-Nordeste, segundo avaliações dos Ministérios da Educação (MEC) e da Ciência e Tecnologia (MCT). As avaliações levam em consideração, para a graduação, os índices de desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), a estrutura das instituições e o investimento em professores e nos cursos, reunidos agora no Índice Geral de Cursos (IGC), e a titulação e produção científica dos professores da pós-graduação – pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Nos últimos anos, com apoio do Governo Federal, a UFPE expandiu a sua atuação – hoje são três Campi, localizados em Recife, em Vitória de Santo Antão e em Caruaru – e ampliou sua interação com a sociedade, criando novos cursos em atendimento a demandas sociais e econômicas, aumentando vagas em cursos tradicionais e oferecendo oportunidades focadas no novo cenário econômico do Estado.

A UFPE possui 13 centros acadêmicos distribuídos nos três Campi: Recife, Vitória de Santo Antão e Caruaru. No Campus Recife estão localizados os Centros Acadêmicos de: CAC – Centro de Artes e Comunicação; CB – Centro Biológicas; CCEN – Centro de Ciências Exatas e da Natureza; CCJ – Centro de Ciências Jurídicas; CCS – Centro de Ciências da Saúde; CCM – Centro de Ciências Médicas; CCSA – Centro de Ciências Sociais Aplicadas; CE – Centro de Educação; CFCH – Centro de Filosofia e Ciências Humanas; CIn – Centro de Informática; CTG – Centro de Tecnologia e Geociências; CCJ – Centro de Ciências Jurídicas. No Campus Caruaru está localizado o Centro Acadêmico do Agreste e no Campus de Vitória de Santo Antão, o Centro Acadêmico de Vitória.

Entre 2005 e 2013, foram criadas 2.482 vagas em cursos de graduação. Nesse período, 28 cursos foram implantados, entre eles Cinema, Arqueologia, Museologia, Dança, Sistemas de Informação, Engenharia de Materiais, Engenharia de Energia e Engenharia Naval. Esse crescimento é decorrência, principalmente, de dois programas do Ministério da Educação: o de Interiorização do Ensino Superior e o de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Atualmente, a UFPE possui 109 cursos de graduação, sendo 104 cursos na modalidade presencial e 5 cursos na modalidade à distância.

A UFPE oferece aos estudantes a oportunidade de participação em vários projetos institucionais em parcerias com o Ministério da Educação – MEC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, instituições de ensino estrangeiras, entre outros. Esses programas contribuem no desenvolvimento de habilidades necessárias à formação acadêmica, profissional e pessoal. É possível desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão, de acordo com os objetivos próprios de cada Programa e participar na condição de bolsista ou voluntário.

A UFPE disponibiliza, anualmente, mais de 7 mil vagas nos cursos de graduação presencial. A seleção para ingresso é feita por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), além de haver a possibilidade de ingresso via Transferência Externa e Portador de Diploma (https://www.ufpe.br/formas-de-ingresso). Os interessados em ingressar nos cursos de graduação presencial na UFPE devem prestar o Enem e acompanhar as datas e informações de inscrições no Sistema pelo site (http://sisu.mec.gov.br/). Já os processos seletivos para os cursos de graduação à distância, de Letras-libras, de Dança e de Música ocorrem por meio de editais específicos disponíveis na página da Pró-reitoria de Graduação da UFPE: https://www.ufpe.br/formas-de-ingresso/vestibular-ufpe

A UFPE possui, ainda, 149 cursos de mestrado e doutorado, distribuídos em 95 programas de Pós-graduação Stricto Sensu. No total, são 75 mestrados acadêmicos (01 em associação), 54 doutorados (03 em rede e 01 multicêntrico), 17 mestrados profissionais (03 em rede) e 03 doutorados profissionais. Na Pós-graduação Lato Sensu são ofertados 22 cursos de especialização, 50 programas de residências médicas, enfermagem, nutrição e, ainda, 11 residências multiprofissionais.

A UFPE reúne mais de 50 mil pessoas, entre professores, servidores técnico-administrativos e estudantes de graduação e pós-graduação. Desta forma, a integração entre corpo discente e docente – prioritariamente constituído por mestres e doutores – e o constante aprimoramento do Projeto de Desenvolvimento Institucional, e demais projetos a ele vinculados, fazem da Universidade um centro de excelência nacional e internacional no ensino, pesquisa, extensão, inovação, internacionalização e gestão. Desta forma, além da excelência de seus recursos humanos, a Universidade se destaca, ainda, por sua capacidade de gestão pública e de infraestrutura física, que está em franca expansão.

A UFPE desenvolve, de forma integrada às ações de ensino na graduação e na pós-graduação, práticas extensionistas, de pesquisa e de inovação. Estas ações estão disponíveis na página institucional da instituição (https://www.ufpe.br/institucional). Os projetos e as pesquisas desenvolvidos na UFPE envolvem as ciências humanas, sociais e exatas e trazem como compromisso o respeito à diversidade, a inclusão de todos e todas e a preservação e melhoria da qualidade de vida da sociedade. Desta forma, a UFPE busca contribuir com o desenvolvimento sustentável do estado de Pernambuco por meio do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação no enfrentamento dos problemas socioambientais, econômicos, estruturais e educacionais.