Comunicação Social - Campus Agreste

Humanas e Sociais

Bacharelado

O curso de Comunicação Social do CAA teve seu início de 2015 e, embora mantenha uma interface com habilitações mais tradicionais da área (jornalismo, publicidade, rádio, TV, cinema etc.), particulariza-se com a formação do profissional de comunicação em duas bases: Mídias Sociais e Produção Cultural, inclusive para atender uma demanda de mão de obra da região.

O curso funciona no período diurno e abre 40 vagas anuais com início no primeiro semestre. Com regime semestral, o curso pode ser concluído em 8 semestres, sendo que nos três primeiros os/as estudantes cursam disciplinas do ciclo básico de formação teórica e introdutórias ao ciclo profissional – e a partir do 4º. semestre, os/as estudantes acompanham as disciplinas eletivas direcionadas para os eixos de formação citados: Mídias Sociais e Produção Cultural. O Trabalho de Conclusão de Curso também apresenta um diferencial com relação ao desenvolvido em outros cursos, porque ele prevê, como possibilidade, tanto uma monografia como um estudo de caso empresarial, ou a elaboração de um produto midiático (publicidade, audiovisual, fotopublicidade), ou a criação de produtos transmídias, de um plano de assessoria, de um planejamento de gestão de redes, de produção cultural, dentre outras.

A organização curricular do curso prevê a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão, num trabalho contínuo realizado pelos 15 professores/as doutores/as com formação em Comunicação ou em áreas afins. Com efeito, teoria e prática são desenvolvidas concomitantemente, criando para o alunado condições para uma prática reflexiva, visando ao seu constante aperfeiçoamento; dentre as ações que viabilizam essa integração, destacam-se: o estímulo ao estágio profissional; os acordos institucionais com empresas locais e regionais; o mapeamento de problemas sociais e de mercado que se tornam foco de interesse para resolução de problemas por parte da universidade e, por fim, a reformulação periódica do currículo, instigada pelo desejo de a formação proposta pelo curso ser tanto bastante atualizada como crítica e comprometida com a sociedade e suas tecnologias de ponta.

Links: