A Universidade Federal de Pernambuco vinha desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão no campo do Cinema há anos. No entanto, essas atividades – realizadas em Núcleos de Estudo ou em disciplinas isoladas de diversos Cursos – não constituíam um projeto coeso de formação na área. Contraditoriamente, Pernambuco, cabe lembrar, tem uma das mais longas tradições de Cinema do País. O estado abrigou, já nos primeiros anos do Século XX, razoável produção de filmes – inicialmente documentários e, a partir do início dos anos 1920, um consistente período de realizações que se tornou conhecido como o “Ciclo do Recife”. Intercalando épocas menos férteis, a tradição iniciada nesse período se mantém até hoje, quando Pernambuco vem se consolidando como um dos mais fecundos polos produtivos do Cinema Brasileiro, tanto do ponto de vista do profissionalismo de sua produção quanto de suas contribuições para a riqueza estética do cinema latino-americano.
Desse modo, levando em consideração a posição de destaque ocupada pelo cinema pernambucano dentro da produção audiovisual brasileira, e percebendo a existência da demanda regional por pesquisadores e profissionais devidamente capacitados, alguns/mas professoras/es do Departamento de Comunicação Social conceberam o projeto de criação de um Bacharelado em Cinema e Audiovisual. Foi assim que o Bacharelado em Cinema e Audiovisual foi aprovado, em 2008, iniciando seu funcionamento no primeiro semestre letivo de 2009. Hoje, decorridos 12 anos de seu início, a graduação reúne uma equipe de 15 docentes, e conta com a entrada anual de 50 estudantes, iniciando sempre no segundo semestre.
Recentemente avaliado com nota máxima pelo Ministério da Educação, nosso objetivo principal no Bacharelado em Cinema e Audiovisual da UFPE é proporcionar uma formação de qualidade e multidisciplinar às/aos estudantes, de modo que sejam capazes, no decorrer da graduação, de conciliar o pensamento crítico e a experiência prática, versatilidade que julgamos compatível com a complexidade do campo audiovisual contemporâneo. Para tanto, estimulamos estudantes a: 1) conceber obras cinematográficas, assumindo uma ou mais das especialidades criativas: direção geral, direção de arte, direção de fotografia, argumento e roteiro, montagem/edição, animação, continuidade, sonorização e finalização, dentre outras; 2) promover a geração e disseminação de obras audiovisuais em suas especialidades de gestão, como produção, distribuição, exibição e divulgação; 3) dominar as técnicas audiovisuais em diferentes suportes e entender os processos de divulgação/circulação de conteúdo audiovisual; 4) interagir com áreas afins à criação e divulgação cinematográfica, como televisão, rádio, artes performáticas e as novas mídias digitais; 5) avaliar, quantificar, formar e influenciar o gosto público no que diz respeito ao consumo de produtos audiovisuais; 6) inovar e reinventar alternativas criativas e mercadológicas para a produção de audiovisuais; 7) interpretar, analisar, explicar e contextualizar a linguagem cinematográfica apropriada aos diferentes meios e modalidades da comunicação audiovisual; 8) compreender os processos cognitivos envolvidos na produção, emissão e recepção da mensagem cinematográfica e seus impactos sobre a cultura e a sociedade, numa
perspectiva crítica; 9) apresentar e ensinar as práticas cinematográficas, em seus aspectos técnicos e conceituais, à produção científica, artística e tecnológica que caracteriza nossa cultura, e ao exercício do pensamento em seus aspectos estéticos, éticos e políticos.
A/O profissional egressa/o do curso, além de exercer funções diversas na dinâmica produtiva do campo audiovisual, deverá estar igualmente apta/o a atuar como crítica/o, pesquisador/a qualificada/o e teórica/o na área do audiovisual. Além disso, deverá estar apta/o para: 1) atuar profissionalmente nas áreas de Direção, Fotografia, Roteiro, Produção, Som, Edição/Montagem, Cenografia e Figurino, Animação e Infografia; 2) elaborar projetos de obras audiovisuais em diferentes gêneros e formatos; 3) desenvolver pesquisas acadêmicas nos campos da história, da estética, da crítica e da preservação de conteúdo audiovisual; 4) pensar as políticas públicas do setor, incluindo as etapas de gestão, produção, distribuição e exibição de obras, bem como a crítica e atualização da legislação vigente; 5) capacidade de criação, produção, distribuição, recepção, e análise crítica referentes às mídias, às práticas profissionais e sociais a estas relacionadas; 6) habilidade para refletir a variedade e mutabilidade de demandas sociais e profissionais na área; 7) visão integradora e horizontal; 8) potencial crítico para avaliar as relações de poder assimétricas na comunicação e as necessidades da sociedade contemporânea em relação à sua área de inserção; 9) produzir conteúdo audiovisual em diferentes bitolas e formatos cinematográficos, videográficos, cinevideográficos e/ou digitais; 10) desenvolver projetos de preservação e fomento da memória audiovisual; 11) construir estruturas ficcionais, documentárias, experimentais e ensaísticas no audiovisual; 12) discutir a criação cinematográfica no país e no mundo, através de estudos críticos e teóricos.
O campo de atuação da/o profissional graduada/o em Cinema e Audiovisual é amplo e diverso, podendo transitar entre processos de produção/realização técnica-artística e projetos acadêmicos. No campo da realização fílmica, a/o profissional graduada/o pode atuar em diversos departamentos, dentre roteiro/criação, direção, produção, direção de fotografia, captação de som, direção de arte, produção executiva e montagem/edição. No que toca à atuação acadêmica, o campo do cinema vem crescendo em linhas de pesquisa e abordagens, e a bibliografia focada na área tornou-se vasta. O mundo acadêmico do cinema possui aderência com áreas distintas. Para além da Comunicação, o Cinema e Audiovisual está na interface de interlocução com a Antropologia, a Sociologia, a História, a Artes e a Educação, dentre outras áreas.