Ciências Econômicas - Campus Recife

Humanas e Sociais

Bacharelado

O curso de graduação em economia da UFPE habilita o estudante para o exercício da profissão nos vários segmentos do mercado de trabalho, como órgãos governamentais de planejamento e de estudos econômicos, assessoria econômica a órgãos patronais, setor de economia de empresas públicas e privadas, em órgãos de pesquisa econômica e transmissão da ciência econômica, exercendo atividades de ensino e pesquisa.

O curso de graduação em Economia, também conhecido como Ciências Econômicas. O profissional formado em Economia é conhecido como economista. A formação em Economia permite realizar análises de mercado, identificando possíveis investimentos, oscilações em vendas, mudanças nos hábitos de compras dos consumidores, entre outros fatores que influenciam no crescimento e no funcionamento de uma organização. 

O economista pode atuar na análise de mercado, indicando aos gestores as melhores ações a serem tomadas. Em alguns casos, o economista é um dos principais gestores de uma empresa. O crescimento do profissional na carreira de Economia vai depender da sua capacidade de análise teórica e percepção das ações de outras empresas, dos consumidores, dos governos e das nações. Este profissional pode atuar em áreas como: análise de mercado; consultoria; auditoria; comércio internacional; economia agroindustrial; economia ambiental; gestão; mercado financeiro; perícia; pesquisa; planejamento estratégico; e políticas públicas.

Mercado de trabalho para economistas

Por se tratar de um profissional capaz de analisar situações e variações do mercado nacional e internacional, o economista encontra boas oportunidades de emprego em empresas de grande porte ou que possuem operações comerciais com outros países. Desde pequenas a grandes empresas, o profissional em Economia é contratado para contribuir com a gestão da empresa e auxiliar nas decisões estratégicas. O setor público é um dos setores que mais contrata economistas no Brasil. Além de trabalhar no setor público e privado, o economista pode atuar na área de educação, se tornando professor. Para isso é necessária pós-graduação. O economista pode também ser um empreendedor e atuar como autônomo prestando consultorias a empresas. Institutos de pesquisa e empresas de jornalismo também costumam contratar economistas.