Ciência da Computação

Exatas e Tecnologia

Bacharelado

O curso de Bacharelado em Ciência da Computação tem como principal objetivo dar uma formação básica bem fundamentada, habilitando seus egressos tanto para o mercado de trabalho, quanto para a carreira acadêmica e também, para atuação na área de empreendedorismo. Um cientista da computação, como é chamado o profissional formado em Ciência da Computação, pode ser contratado para trabalhar em uma equipe de desenvolvedores, criando softwares de acordo com  a necessidade dos clientes, pode atuar no departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de uma empresa ou nos diversos projetos que são desenvolvidos no Centro de Informática com empresas parceiras, e pode ser incentivado à criar sua própria empresa a partir da infraestrutura existente no Centro de Informática para a incubação de novas empresas atuantes no setor. Uma das disciplinas do curso de Ciência da Computação (Projeto de Desenvolvimento) tem resultado em soluções com empreendimentos posteriores. Um caso de sucesso recente é a Inloco, criada por estudantes do curso. Iniciativas de inovação são lideradas pelo projeto CInove.

Com a finalidade de formar um profissional com capacidade de assimilar novos conceitos e tecnologias e viabilizar a formação de profissionais com uma grande variedade de perfis, o currículo está organizado em três núcleos: um de formação profissional básica comum a todos os alunos, um de formação especializada e um de formação livre. Para acompanhar as novas tecnologias e tendências da Ciência da Computação é preciso ser dinâmico e ter muita curiosidade. Esta é uma área que está em constante atualização, novas tecnologias surgem a cada dia, e é preciso acompanhar as novas tendências para se manter competitivo no mercado de trabalho. Estudantes de Ciência da Computação também integram o PET Informática, que incentiva a participação dos seus integrantes em atividades. Em particular, desenvolve iniciativas de extensão como o Programa de Férias, que ensina programação para estudantes dos ensinos fundamental e médio; Capacitação, com cursos de ferramentas como editores de texto e planilhas para a comunidade do entorno da UFPE. Também realiza campanha de doação de sangue, em parceria com o HEMOPE. O PET também organiza a Olimpíada Pernambucana de Informática, junto com professores, e palestras e workshops.

São oferecidas 50 vagas por semestre para um curso de quatro anos e meio. Formandos de Ciência da Computação têm atuado no Brasil e no exterior, em empresas como Amazon, Facebook, Microsoft e Google. Estudantes do curso têm se destacado nas mais diversas competições da Maratona de Programação e o Centro de Informática (CIn-UFPE) tem a única unidade da Apple Developer Academy instalada em uma universidade federal no Brasil. No Centro Integrado de Tecnologia da Informação CITi (www.citi.org.br), empresa júnior do CIn-UFPE, estudantes podem colocar em prática diversos assuntos aprendidos na graduação, por exemplo: gerenciamento de projetos, engenharia de software e trabalho em equipe. Há também a oportunidade de desenvolver várias outras competências como liderança, oratória, negociação e gestão. Adicionalmente, o curso permite a formação de profissionais capacitados para o desenvolvimento de aplicações e metodologias em áreas de pesquisa da Ciência da Computação incluindo Interfaces, Sistemas Embutidos, Redes de Comunicação, Computação Distribuída, Gerenciamento de Dados e Informação, Mídias, Inteligência Artificial, Algorítmica e Teoria da Computação. Por fim, o profissional de Ciência da Computação é habilitado a desenvolver sistemas de software e hardware utilizando metodologias e técnicas avançadas para resolver problemas reais, aplicando soluções que envolvam computação, independente de qual seja o ambiente (comercial, industrial ou científico).