Biblioteconomia

Humanas e Sociais

Bacharelado

O curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), único existente no Estado de Pernambuco, está ativo há 70 anos. Mais de 1.600 profissionais foram formados ao longo deste tempo e atuam não apenas em bibliotecas, mas também em diversos setores da sociedade. Ser bibliotecário vai muito além de arrumar livros e atender pessoas: a profissão evoluiu muito e o objeto do trabalho é a informação registrada nos mais diferentes suportes e áreas de especialidade. Por exemplo, um bibliotecário pode fazer uma contação de histórias numa biblioteca pública, assim como trabalhar em tribunais, centros de pesquisa, trabalhando com informação especializada para a tomada de decisão dos profissionais dessas áreas. Assim, nosso curso prepara profissionais para preservar, divulgar e gerenciar recursos informacionais encontrados em diversos níveis e suportes para o atendimento da sociedade. O profissional de Biblioteconomia atua em bibliotecas, em sistemas e redes de informação de setores públicos, empresariais e industriais, escritórios de assessoria e consultoria, organização de arquivos e de documentação particular.

Assim, podemos dizer que o curso se dedica a três dimensões, formando pessoas que podem se especializar em alguma delas ou ser multitarefa, conforme o espaço onde trabalha: 1) Cultural: mediação e incentivo à leitura, ONGs, bibliotecas e espaços públicos, escolares, comunitários, dentre outros; 2) Tecnológico: os profissionais bibliotecários estão, cada vez mais, lidando com a informação em formato eletrônico, como: criação, gestão e análise de conteúdo nas redes sociais; análise de dados e de plataformas e bases de dados, cuidando do armazenamento, preservação e disseminação da informação, assim como curadoria digital; 3) Gestão: a face de gerência da biblioteca como unidade autônoma ou como organismo ligado a uma instituição, como as bibliotecas universitárias, de tribunais, secretarias, escolas, dentre outros.

O curso tem acompanhado as mudanças na sociedade, tem disciplinas atualizadas e é vinculado ao Departamento de Ciência da Informação (DCI), do Centro de Artes e Comunicação (CAC), no Campus Recife. Atualmente possui 28 professores e 218 alunos em curso. A cada ano, são ofertadas 55 vagas para novos alunos via Sistema de Seleção Unificada (Sisu)/MEC, todas para a primeira entrada. Em 2019, recebeu nota máxima na avaliação do MEC, assim como tem uma série de professores notáveis da área e alunos que se destacam no mercado, como a recente conquista do primeiro lugar Nordeste do Prêmio TCC da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação em 2020.