Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia

Exatas e Tecnologia

Bacharelado

O Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, BICT, é a porta de entrada para um mundo de possibilidades, entre elas, os bacharelados em Ciência de Materiais e Matemática Aplicada. 

O aluno ingressante será apresentado às nuances da grande área, tendo contato com matemática, física, química e computação, além de disciplinas de caráter voltado para humanidades, inovação e empreendedorismo. Isso possibilita que possa ganhar experiência e maturidade para que faça uma escolha mais consciente não só da área de seu interesse, como também do tipo de carreira que pretende seguir.

O BICT faz parte de uma estrutura organizada em três ciclos, do qual ele é o primeiro.  Ele tem duração de três anos e possui natureza generalista. Aqueles que se sentirem inclinados a aprofundarem seus conhecimentos em uma das subáreas das Ciências e Tecnologias pode dar continuidade a seus estudos ingressando no segundo ciclo, com duração de um ano, que consiste em Bacharelado em Ciência de Materiais, Bacharelado em Matemática Aplicada ou um curso de graduação da UFPE (ou de outra instituição que aceite esse tipo de ingresso). 

Embora bacharelados interdisciplinares sejam recentes e os empregadores não estejam acostumados com esse tipo de graduação, o egresso está se tornando um profissional cada vez mais valorizado pelo mercado de trabalho, pois possui forte base de conhecimento em sua área de atuação, é dinâmico, flexível, inovador e capacitado a buscar soluções para problemas complexos e atuais que demandam o uso articulado de diferentes tipos de saberes.

Os cursos que integram o segundo ciclo acompanham as tendências do mercado de trabalho, pois eles são uma continuidade do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, herdando deste o caráter interdisciplinar, inovador e flexível. Conheça brevemente algumas informações sobre o Bacharelado em Matemática Aplicada e o Bacharelado em Ciência de Materiais.

Bacharelado em Matemática Aplicada

Você algum dia já se perguntou: além dos cálculos básicos do cotidiano, onde e como se aplica a Matemática? No Bacharelado em Matemática Aplicada, como o próprio nome sugere, é possível saber a fundo essa resposta. Ao longo do curso são vistas diversas técnicas e ferramentas matemáticas, computacionais e estatísticas úteis na investigação de problemas de diferentes áreas, por exemplo, na saúde pública, para prever cenários futuros sobre os dados de alguma doença, ou no setor de produção de produtos, ao otimizar os processos de fabricação para evitar desperdícios.

A ampla aplicação da Matemática em diferentes áreas torna diversificado o campo de atuação daqueles que concluírem o curso. O profissional poderá usar suas habilidades e conhecimentos no setor industrial, no mercado financeiro, nas ciências computacionais, no gerenciamento ambiental e/ou no acesso à pós-graduações diversas, para obtenção de um mestrado ou doutorado, o que permitirá, por exemplo, prosseguir na área acadêmica. Essas são apenas algumas das diferentes possibilidades de atuação profissional.

Bacharelado em Ciência de Materiais

A Ciência de Materiais é um campo interdisciplinar que envolve as propriedades da matéria e suas aplicações em várias áreas da ciência e da engenharia. Inclui elementos de física e química aplicados, assim como de matemática e computação nos estudos teóricos e computacionais de propriedades da estrutura dos materiais. Com a atenção significativa da mídia à nanociência e nanotecnologia nos últimos anos, a Ciência de Materiais foi impulsionada para a vanguarda em muitas universidades. Ao contrário de procurar e descobrir materiais aleatoriamente e explorar suas propriedades, o seu objetivo é entendê-los fundamentalmente para que novos materiais com as propriedades desejadas possam ser criados.

O mercado de trabalho

O bacharel em Ciência de Materiais tem sua formação direcionada à pesquisa, criação, projeção e desenvolvimento, seleção e aplicação industrial de materiais. Devido a uma sólida formação científica, pode desenvolver e projetar novos materiais, novos usos industriais para materiais existentes e também implementar materiais e processos de fabricação eficazes, econômicos, menos poluentes e recicláveis. Além disso, é um profissional altamente qualificado e de formação interdisciplinar que trabalha com diversas técnicas de processamento, caracterização, seleção e avaliação de desempenho dos materiais e atua na pesquisa, produção, inspeção e controle da qualidade.

Informações sobre cada um dos ciclos são disponibilizadas no site de divulgação do BICT: https://nicensites.wixsite.com/nicen-bict.

Visite também nossas redes sociais.

Facebook: https://www.facebook.com/NICEN-100756889039773
Instagram: https://www.instagram.com/nicen.ufpe/