Arqueologia

Humanas e Sociais

Bacharelado

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) vem realizando pesquisas arqueológicas e formando profissionais em Arqueologia desde 1970, no Departamento de História. No ano de 2002 foi criado o curso de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) e em 2009 teve início o curso de Bacharelado em Arqueologia, vinculados ao Departamento de Arqueologia. 

A Arqueologia estuda as sociedades do passado através da sua cultura material, utiliza para isso aportes teóricos, metodológicos e técnicos, acrescenta também em seu escopo aportes sobre a conservação do patrimônio cultural. Hoje a profissão de arqueólogo exige a preparação específica dentro do curso de bacharelado ou em cursos de Pós-graduação.

Dentro das ciências humanas, a Arqueologia ocupa um lugar especial, seus métodos e técnicas exigem um conhecimento interdisciplinar. Escavações, prospecções arqueológicas (em terra ou em ambientes aquáticos), e análises de materiais arqueológicos, necessitam de entendimentos oriundos de outras ciências, tais como Geologia, Geomorfologia, Biologia e Química. Neste contexto, é possível dentro do curso de Arqueologia seguir vários caminhos de interesse, tais como: Arqueologia subaquática, Arqueologia Funerária, Arqueologia Pré-histórica, Arqueologia Histórica, Bioarqueologia, Educação Patrimonial, entre outras.

O Curso de Arqueologia tem por objetivo formar profissionais que contribuam para garantir o estudo e a integridade do patrimônio cultural do país, com fundamentação científica, técnica, ética e humanística. Esses profissionais podem atuar como: consultor em empresas privadas ou abrir sua própria empresa, podendo ainda prestar serviços técnicos na área de Arqueologia Preventiva ou em qualquer instituição que produza conhecimento sobre a preservação, conservação e divulgação do Patrimônio Cultural, assim como em órgãos de preservação de documentos e desenvolvimento de políticas e projetos de gestão do patrimônio cultural. Dessa forma podem atuar no mercado de trabalho como pesquisadores e docentes de ensino superior, bem como agente de educação patrimonial.