O curso de Engenharia da Computação trata de ramos da ciência e da tecnologia voltados para projeto, construção, implementação e manutenção de componentes de software, middleware e hardware que estão presentes em sistemas de computação, dispositivos, equipamentos e sistemas controlados por computador, e redes de dispositivos inteligentes. Um Engenheiro da Computação pode projetar dispositivos de alta tecnologia como circuitos integrados, sistemas de controle que utilizem tais chips e sistemas de comunicações para integrar diferentes sistemas. O profissional pode ter que lidar com ambientes de computação distribuída ou sistemas embarcados em aeronaves, automóveis ou navios. Um graduado pode ter que adquirir grandes massas de dados escritos ou em imagens para análise e tomadas de decisões com base nas conclusões. A duração do curso é de 5 anos (10 semestres). Além disso, anualmente, são ofertadas 100 vagas (50 vagas por semestre).
O curso de Engenharia da Computação é bem avaliado no ENADE, apresentando o conceito 4; além disso, segundo o Ranking Universitário Folha 2019 (RUF2019), o curso é considerado o 5º melhor do Brasil no ranking de cursos de graduação da referida instituição e possui cinco estrelas no Guia da Faculdade, parceria entre o Estadão e Quero Educação. Por sua vez, o corpo discente do curso tem se destacado em competições nacionais e internacionais nas diversas áreas da computação. O curso conta com toda a infraestrutura do Centro de Informática (CIn), totalizando 15 salas de aula, 6 laboratórios de ensino, 13 laboratórios de pesquisa, 11 salas de reunião, 2 auditórios, 1 anfiteatro, 1 sala de convivência, espaços para refeições etc. em seus dois prédios. Ademais, o CIn comporta nos seus espaços internos 9 projetos envolvendo parceiros estratégicos (Samsung, Motorola, Apple etc.) e integra o ecossistema de tecnologia e inovação do Recife.
Quanto às oportunidades profissionais, os egressos do curso têm ido trabalhar no Porto Digital, Cesar, FCA (Fiat -Chrysler), empresas do Parqtel, Google, Facebook, Microsoft. Além disso, alguns alunos selecionados no programa de intercâmbio entre Brasil-França, Brafitec, apoiado pela Capes, alcançaram oportunidades de estudo e estágio na França, muitos deles prosseguiram seus estudos em cursos de mestrado e doutorado no supracitado país.
Em atividades de pesquisa e extensão, podemos destacar algumas notícias envolvendo os alunos do curso de Engenharia da Computação. Em junho de 2019, o CEO da Apple, Tim Cook, “apresentou” a aluno Izabella Melo em sua conta do Twitter. A aluna Izabella também entrou ao vivo no programa Estúdio-i da GloboNews. O link para a entrevista dela está aqui.
Foi destaque também o aluno Hugo Lispector, que se formou em 2022, que apareceu no The winner’s circle – histórias dos encontros entre vencedores do Apple Design Awards (ADA) e vencedores do scholarship durante a Worldwide Developers Conference (WWDC) em 2019. Hoje Hugo é Software Engineer na Apple em Londres.
Outra grande notícia foi a participação de uma equipe de alunos de Engenharia da Computação na RoboCup 2022, que foi realizada na Tailândia entre 13 e 17 de julho. Foi a primeira vez que o Brasil foi campeão na competição, com a equipe RobôCIn, formada por estudantes da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco). Link para notícia.
Nesta competição, houve equipes de estudantes de engenharia da computação em outras categorias. Na categoria SSL (Small Size League) foi campeão na divisão da SSL para times com 6 robôs. A equipe competiu com as melhores equipes que participam dessa categoria incluindo times do Brasil, Canadá, Alemanha, Japão etc. Também participou de 3 desafios da categoria SSL, onde cada equipe mostra soluções para desafios que foram definidos pela RoboCup e que visam desenvolver um robô completamente autônomo. Nesses desafios tivemos uma excelente participação com os seguintes resultados: Ball placement: primeiro lugar; – Vision blackout: segundo lugar – Dribbling: terceiro lugar. Na Categoria de Simulação 2D também tivemos uma ótima participação. Ficamos entre os TOP 10 na classificação geral e em 6. Lugar no Desafio da Categoria 2D.