As tendências educacionais, no mundo inteiro, apontam para uma nova visão de ensino e aprendizagem, voltada para uma formação integral do sujeito, com integração de espaços diferenciados e tecnologias diversas.
O avanço das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e o uso na formação dos sujeitos têm exigido dos docentes um novo domínio, não somente das tecnologias, mas, principalmente, de uma nova prática pedagógica que estas tecnologias proporcionam, especificamente na sociedade em rede e de compartilhamento de informações e conhecimentos, onde as tecnologias são utilizadas com novas possibilidades no meio educacional. Os novos cenários de aprendizagens, amparados em metodologias inovadoras e encantadoras, juntamente com a integração das TDIC, visam contribuir para a apropriação de competências e habilidades profissionais, emocionais e humanísticas, assim como propiciam maior interação entre educadores e aprendizes.
Objetivos do curso:
Pessoas ligadas à área de Educação, com qualquer graduação (licenciatura ou bacharelado), e que desejem uma formação pedagógica para compreender e colocar em prática as inovações e tendências pedagógicas da atualidade.
Espera-se que os profissionais formados neste curso consigam desenvolver práticas mais inovadoras em suas áreas de atuação, incorporando metodologias, tecnologias e espaços diferenciados que atendam às necessidades de formação de seus alunos para a sociedade contemporânea. Tais profissionais serão mais bem avaliados e selecionados para atuar em escolas e universidades públicas ou privadas.
Os Polos de Apoio Presencial do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) são unidades administrativas que funcionam dentro de locais estratégicos. Esses espaços educacionais são mantidos por municípios ou governos de estado e possuem uma estrutura acadêmica de apoio pedagógico, tecnológico e administrativo para as atividades de Educação a Distância.
O curso é on-line e 100% gratuito, com 435 horas-aula em um período de 15 meses, com atividades síncronas e assíncronas realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem da UFPE – Moodle, utilizado para promoção de debates e apresentação dos trabalhos em vídeo, podcasts e textos, além da distribuição dos materiais e recursos digitais. Os encontros síncronos são realizados às quartas, das 20h às 22h, de 15 em 15 dias.
Com um total de oito eixos, o perfil curricular da Especialização em Inovação e Tendências Educacionais abrange eixos sobre Cenários e Ambientes inovadores na Educação; Aprendizagens; Tendências Metodológicas na Educação Inovadora; Tecnologias e Educação Inovadora; Avaliação do ensino e da aprendizagem em contextos inovadores e Projetos Inovadores em Educação.
Veja mais detalhes clicando nos eixos abaixo:
Os docentes que compõem o curso são professores efetivos da Universidade Federal de Pernambuco, com ampla experiência em atividades de ensino, pesquisa e extensão.
O corpo tutorial dos cursos UAB/UFPE é composto por profissionais que vão atuar na mediação pedagógica dos processos de ensino e aprendizagem. O perfil profissional dos tutores deverá contemplar a área de formação dos cursos para os quais foram selecionados. Os tutores dos cursos UAB/UFPE são selecionados por meio de edital público.