O curso de Especialização em Inovação e Tendências Educacionais

As tendências educacionais, no mundo inteiro, apontam para uma nova visão de ensino e aprendizagem, voltada para uma formação integral do sujeito, com integração de espaços diferenciados e tecnologias diversas. 

O avanço das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e o uso na formação dos sujeitos têm exigido dos docentes um novo domínio, não somente das tecnologias, mas, principalmente, de uma nova prática pedagógica que estas tecnologias proporcionam, especificamente na sociedade em rede e de compartilhamento de informações e conhecimentos, onde as tecnologias são utilizadas com novas possibilidades no meio educacional. Os novos cenários de aprendizagens, amparados em metodologias inovadoras e encantadoras, juntamente com a integração das TDIC, visam contribuir na apropriação de competências e habilidades profissionais, emocionais e humanísticas, assim como propiciam maior interação entre educadores e aprendizes.

Objetivos do curso:

  • Propor soluções criativas e preparar os participantes para uma nova atitude pedagógica;
  • Desenvolver práticas inovadoras inerentes às necessidades do mundo atual, especialmente as tendências educacionais previstas por diversos órgãos de pesquisa, as quais devem ser adotadas em espaços educacionais diferenciados para favorecer o desenvolvimento do aprendiz-protagonista.

Público Alvo:

Pessoas ligadas à área de Educação, com qualquer graduação (licenciatura ou bacharelado), e que desejem uma formação pedagógica para compreender e colocar em prática as inovações e tendências pedagógicas da atualidade.

Perfil do Egresso:

Espera-se que os profissionais formados neste curso consigam desenvolver práticas mais inovadoras em suas áreas de atuação, incorporando metodologias, tecnologias e espaços diferenciados que atendam às necessidades de formação de seus alunos para a sociedade contemporânea. Tais profissionais serão mais bem avaliados e selecionados para atuar em escolas e universidades públicas ou privadas.

Polos ativos

Os Polos de Apoio Presencial do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) são unidades administrativas que funcionam dentro de locais estratégicos. Esses espaços educacionais são mantidos por municípios ou governos de estado e possuem uma estrutura acadêmica de apoio pedagógico, tecnológico e administrativo para as atividades de Educação a Distância.

Carga horária

O curso é on-line e 100% gratuito, com 525 horas-aula em um período de 17 meses, com atividades síncronas e assíncronas realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem GSuite da UFPE ou o Moodle, utilizado para promoção de debates e apresentação dos  trabalhos em vídeo, podcasts e textos, além da distribuição dos materiais e recursos digitais. O horário das atividades síncronas é definido pelo docente responsável pela condução da disciplina e comunicado aos discentes.

Perfil curricular

Com um total de oito eixos, o perfil curricular da Especialização em Inovação e Tendências Educacionais abrange eixos sobre Cenários e Ambientes inovadores na Educação; Aprendizagens; Tendências Metodológicas na Educação Inovadora; Tecnologias e Educação Inovadora; Avaliação do ensino e da aprendizagem em contextos inovadores e Projetos Inovadores em Educação.

Veja mais detalhes clicando nos eixos abaixo:

Docentes

Os docentes que compõem o curso são professores efetivos da Universidade Federal de Pernambuco, com ampla experiência em atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Foto de Maria Auxiliadora

Maria Auxiliadora Soares Padilha

maria.apadilha@ufpe.br

Foto de Tatyane Souza Calixto da Silva

Tatyane Souza Calixto da Silva

tatyanecalixto@gmail.com

Ícone com o chapéu de graduando

Verônica Gitirana Gomes Ferreira

nome@ufpe.br

Foto de Carla

Carla Borba da Mota Silveira

nome@ufpe.br

Ícone com o chapéu de graduando

Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco

nome@ufpe.br

ORCID
Fotografia de Cristiane

Cristiane Lucia da Silva

nome@ufpe.br

Foto de Rosângela

Rosângela Vidal de Souza Araújo

nome@ufpe.br

Foto de Marina Silva

Marina Jacinto da Silva Oliveira

marina.silva@belojardim
.ifpe.edu.br

Ernandes Rodrigues do Nascimento

nome@ufpe.br

Fotografia de Isabel

Isabel Pauline Lima de Brito

nome@ufpe.br

Ícone com o chapéu de graduando

Neferson Barbosa da Silva Ramos

nome@ufpe.br

ORCID

Tutores

O corpo tutorial dos cursos UAB/UFPE é composto por profissionais que vão atuar na mediação pedagógica dos processos de ensino e aprendizagem. O perfil profissional dos tutores deverá contemplar a área de formação dos cursos para os quais foram selecionados. Os tutores dos cursos UAB/UFPE são selecionados por meio de edital público.

Ícone com o chapéu de graduando

Tutor

nome@email.com

Ícone com o chapéu de graduando

Tutor

nome@email.com

Ícone com o chapéu de graduando

Tutor

nome@email.com

Ícone com o chapéu de graduando

Tutor

nome@email.com

Ícone com o chapéu de graduando

Tutor

nome@email.com

Ícone com o chapéu de graduando

Tutor

nome@email.com

Ícone com o chapéu de graduando

Tutor

nome@email.com

Ícone com o chapéu de graduando

Tutor

nome@email.com

TCC

Trabalhos de Conclusão de Curso da especialização são disponibilizados no ATTENA, repositório digital da UFPE.

Contato
  • Secretaria
    • E-mail: inovaedu.uab@ufpe.br
  • Coordenadora
    • Maria Auxiliadora Soares Padilha
  • Vice-coordenadora
    • Maria Helena Cavalcanti da Silva Belchior
  • Suporte de T.I.