SONY SANTOS
SONY MARIA DOS SANTOS foi uma mulher negra, assistente social, pernambucana e de religião afro-brasileira que faleceu em 12 de março de 2016. Sony graduou-se no curso de Serviço Social no ano de 1992, pela Universidade Católica de Pernambuco, tem Especialização em Nível de Residência em Medicina Preventiva e Social pelo Instituto Aggeu Magalhães/Fiocruz/ Ministério da Saúde no ano de 1995 e também Mestrado Profissional em Vigilância sobre saúde em 2005.
Sony teve grande contribuição para a População Negra e principalmente para as mulheres negras, foi coordenadora da Política de Saúde da População Negra da Secretária de Saúde do Recife, foi militante do Movimento Negro, seu maior envolvimento foi na proteção e saúde da mulher.
Em 2016, foi criado o Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos no Hospital da mulher do Recife, que funciona por 24 horas e com atendimento para todo estado pernambucano a partir dos 10 anos. Os objetivos deste espaço são de suporte para atendimentos psicológicos, com assistentes sociais, solicitação de boletim de ocorrência, exame ginecológico e atendimento no próprio hospital.
Sony, teve atuação nas áreas de saúde coletiva, em sistemas de informação de Natalidade e Mortalidade, adentrando na vigilância epidemiológica da mortalidade materna ao cuidado e prevenção de doenças sexuais transmissíveis e Aids e políticas voltadas para a população negra.
Sony Santos foi homenageada com uma policlínica em seu nome, pelo seus estudos e envolvimento na causa das mulheres. A Policlínica da Mulher Sony Santos, localizada no bairro de Peixinhos, na cidade de Olinda e tem serviços prestados para a comunidade nas áreas de saúde e consultas ginecológicas, nutricionista, com clínico geral, exames de prevenção,ventosaterapia, auriculoterapia e outros serviços na área da saúde. Deixou um legado tanto no campo da saúde quanto nas causas sociais, ela conseguiu transmitir um grande desenvolvimento e atenção para a comunidade preta, como a sua dissertação em mestrado profissional em Vigilância sobre Saúde que irá tratar da desigualdade racial e saúde da mulher no Recife.
Referência Bibliográfica:
Currículo LATTES. Sony Maria dos Santos. Última atualização do currículo em:01 de mar. 2011. Disponível em: . Acesso em: 03 jun. 2023.
IBROSS. Centro Sony Santos celebra o primeiro ano de funcionamento em Pernambuco. O Hospital da Mulher do Recife celebrou, dia 31 de julho deste ano, o primeiro ano de funcionamento do Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos. 09 ago. 2017. Disponível em: Acesso em: 17 mai. 2023.
GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO.SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL. Foi inaugurado no Hospital da Mulher do Recife um Centro para acolher vítimas da violência, oferecendo um ciclo completo de atenção. 14 jul. 2016. Disponível em: Acesso em:17 mai. 2023.
PEREIRA,Analu.Prefeitura Municipal de Olinda. Policlínica Sony Santos, em Olinda, promove turno estendido para serviços de saúde. 10 mai. 2023. Acesso em : 01 de jun. 2023.
REPUBLICANOS 10. Ossesio Silva recebe a família de Sony Santos e presta homenagem.Sony foi Coordenadora da Política de Saúde da População Negra da Secretaria de Saúde do Recife e ex- militante do movimento negro e das mulheres. 08 out. 2017. Disponível em:<https://republicanos10.org.br/noticias/ossesio-silva-recebe-familia-de-sony-santos-e-presta-homenagem/. Acesso em: 17 mai. 2023.
SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE. SES lamenta falecimento de Sony Santos. Portal da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco. 12 mar. 2016. Disponível em: Acesso em: 17 mai. 2023.
SANTOS, Sony M.; Thália Velho Barreto Araújo; GUIMARÃES, M, J. Desigualdades Raciais na Mortalidade de Mulheres Adultas no Recife, 2001 a 2003.Saúde e Sociedade (USP. Impresso), v. 16, p. 87-102, 2007. Ago. 2017. Disponível: Acesso: em 11. jun. 2023.