ITAMAR LAGES

Autora: Rayza Almeida da Hora Silva Orientação: Ana Claudia Rodrigues e Flávia Vieira

Itamar Lages é um homem negro que atua como enfermeiro, professor e ativista do movimento negro. Ele nasceu em Recife no ano de 1962, mas cresceu em Jaboatão dos Guararapes. Inicialmente, ele se formou como Técnico em Enfermagem em 1981 pela escola Sylvio Rabelo e logo começou a trabalhar na área. Dois anos após sua formação, Itamar passou em um concurso público e começou a trabalhar como enfermeiro no Estado de Pernambuco Em 1991, Itamar concluiu sua graduação em Enfermagem e decidiu prosseguir com seus estudos. Em 1993, ele se especializou em Sanitarista pela UFPE e, em 2001, concluiu seu mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade de Pernambuco, onde continua exercendo sua profissão até hoje. Atualmente, Itamar Lages é professor do curso de graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças e Coordenador do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família do Campo da Universidade de Pernambuco. Sua trajetória é marcada por uma luta incansável em prol da saúde da população negra e pela promoção e implementação efetiva da Lei de Cotas na Universidade de Pernambuco. Itamar Lages acredita firmemente que em todos os espaços em que pessoas negras estejam presentes, é fundamental que se envolvam ativamente nas questões interseccionais de gênero, raça e classe. Ele reconhece a importância de abordar e combater as desigualdades e as opressões que afetam as comunidades marginalizadas. Ao longo de sua carreira, Itamar Lages tem se destacado como um defensor incansável da igualdade e da justiça social, trabalhando para criar um ambiente mais inclusivo e equitativo tanto na área da saúde quanto no âmbito educacional. O professor propõe algumas medidas para uma formação antirracista na enfermagem, tais como o diálogo constante com o movimento estudantil e o movimento negro. Ele também sugere a criação de ementas interdisciplinares que incorporem a temática racial e a elaboração de ementas plurais, que contemplem autores e discussões negras. Itamar Lages acredita firmemente que a efetivação do movimento antirracista será mais impactante se iniciada já no ambiente universitário, por meio de um ensino que promova a conscientização, a reflexão e a prática antirracista. Ele reconhece a importância de desenvolver uma abordagem inclusiva e diversificada nas disciplinas, que valorize as contribuições e perspectivas dos autores e pesquisadores negros. Ao implementar essas medidas, o professor acredita que será possível promover uma formação mais abrangente e sensível às questões raciais na área da enfermagem, contribuindo para a construção de um sistema de saúde mais equitativo e livre de discriminação racial.

FONTE: Entrevista com o enegrecendo o currículo