JOSUÉ DE CASTRO

JOSUÉ APOLÔNIO DE CASTRO (1908-1973) nasceu no Estado de Pernambuco, na cidade de Recife. Josué de Castro foi professor, médico, escritor,político e sociólogo. Trouxe várias contribuições nos diversos campos de estudos, dedicou o seu tempo para focar em assuntos sobre problemas da fome e miséria e das diversas mazelas decorrentes desses problemas. No campo literário, ele desenvolveu várias obras que ainda são muito atuais, sua principal obra é "Geografia da fome" publicada em 1946, onde são feitas análises de condições vivenciadas no Brasil em relação à fome e à desnutrição, Josué também denunciou a fome como um fenômeno político social. Ele lecionou, em algumas universidades no Brasil e na universidade de Vincennes, na França. Foi eleito como deputado federal pelo estado de Pernambuco e conduziu seu cargo de 1954 até 1962. Em 1962 foi designado como embaixador no Brasil em uma Conferência Internacional de Desenvolvimento, em Genebra, na Suíça. No ano de 1964, com o golpe militar, o atual presidente João Goulart é deposto, e com esse ocorrido Josué perdeu o cargo de embaixador e é exilado em Paris, onde foi nomeado professor de geografia. Com O seu envolvimento no campo da saúde com a criação das primeiras instituições vinculadas com ações públicas na área de alimentação e nutrição no país, entre elas o INSTITUTO DE NUTRIÇÃO da Universidade do Brasil, o INUB. O seu trabalho trouxe grandes contribuições e prestígio nas áreas de alimentação e nutrição, adentrando nos pontos epidemiológico e sociológico. Josué foi um dos profissionais da saúde com renome em pesquisas por sua dedicação aos estudos de problemas nutricionais no Brasil, ele e sua equipe conseguiram deixar um legado de desenvolvimento no Brasil e nos campos científico e consequentemente aos profissionais da nutrição. Josué de Castro junto com sua equipe de pesquisadores desenvolveram a primeira Revista Científica de Nutrição a Arquivos Brasileiros de Nutrição. Esta revista trouxe resultados sobre as alterações de iodo no organismo humano. Esses resultados fizeram com que profissionais de saúde adotassem o iodo no sal para a prevenção de várias doenças, algo que se mantém até hoje no Brasil. Josué de Castro tornou-se Patrono do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (CONSEA)e ao longo de sua vida desenvolveu a literatura com os livros de uma produção com temas voltados aos problemas da fome e subalimentação que são: “ Geografia da Fome” em 1946, “ Geopolítica da Fome” em 1951, e o” Nome Negro da Fome” em 1960.

Referências Bibliográficas

BRITO,Sara. Centro de Desenvolvimento Agroecológico. Josué de Castro e sua defesa da agricultura familiar no combate à fome. 27 de set. 2013. Disponível em : Acesso em: 03 jun. 2023. CASTRO,Anna Maria de. Josué de Castro e a Descoberta da Fome. Josué de Castro foi uma destas figuras marcantes de cientista que teve uma profunda influência na vida nacional e grande projeção internacional nos anos que decorreram entre 1930 e 1973, data de seu falecimento em Paris. *Texto originalmente publicado na coluna da Cátedra Josué de Castro no Nexo Políticas Públicas em 22 de setembro de 2021, por Anna Maria de Castro, filha de Josué de Castro. https://geografiadafome.fsp.usp.br/josue-de-castro/ Acesso em:17 mai. 2023. CASTRO,Anna Maria de.Museu de nutrição ufrj.Vida de Josué. Quem foi Josué de Castro?. 18 mar. 2015. Disponível em: Acesso em: 03. jun. 2023. FRAZÃO, Dilva. Josué de Castro.Biografia de Josué de Castro. Última atualização: 15 dez. 2020. Disponível em: Acesso em: 03 de jun. 2023. FENSKE, Elfi Kürten (pesquisa, seleção e organização). Josué de Castro - e a geografia da fome. Templo Cultural Delfos. jun 2012. Disponível em: . Acesso em: 03 de jun. 2023. QUIRINO, Flávia. Fian Brasil. Organização pelo Direito Humano à Alimentação e à Nutrição Adequadas. Geografia da Fome, uma trajetória em busca do direito humano à Alimentação e Nutrição. 26 jan. 2017. Disponível em: Acesso em: 03. jun. 2023. SILVA, Mercês de Fátima dos Santos; NUNES, Everardo Duarte. Ciência & Saúde Coletiva. Josué De Castro e o Pensamento Social Brasileiro. Nov. 2017. Disponível em: Acesso: em. 11. jun. 2023.