Elaborando por: Gyovanna Gabrielly Nepon Silva, Prof.ª Marcele Elisa Fontana e Prof. Vilmar Santos Nepomuceno.
Adaptação de jogo estilo MAGIC: The Gathering Arena.
Objetivo do jogo
Compreender os impactos dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (REEE) e a eficiência dos processos dos sistemas de recuperação, reciclagem ou destinação possíveis para minimizar esses impactos ao meio ambiente.
Os jogadores alternam-se em sucessivas batalhas, onde em cada batalha um jogador (ATACANTE) deve escolher uma dentre as suas cartas de ATAQUE para desafiar o seu oponente (DEFENSOR). Por sua vez, o oponente (DEFENSOR) deverá minimizar o ataque usando uma de suas cartas de defesa, preferencialmente a mais adequada. Na próxima batalha eles invertem os papéis de ATAQUE e DEFESA independentemente do resultado desta batalha.
Elementos de Jogo
O jogador com maior pontuação GANHA o jogo, estando simbolicamente melhor posicionado em relação a área verde do tabuleiro por representar maior eficiência na defesa ao meio ambiente.
Assista ao vídeo explicativo de como jogar aqui.
______________________________________
A descrição do jogo e os resultados da sua aplicação foram relatados em artigo aprovado no Simpósio Brasileiro de jogos e Entretenimento Digital (SBGames2024), na trilha Educação.
- SILVA, G. G. N.; FONTANA, M. E.; NEPOMUCENO, V. S.; ARENA REEE: Estratégia Gamificada de Ensino e Aprendizagem Sobre Gestão de Resíduos de Equipamento Eletroeletrônico. In: Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, Manaus, 2024.
PROFESSOR: aqui você tem acesso ao artigo, as regras e ao template do jogo.