Introdução às Equações Diferenciais Ordinárias

• Sala: 206 DMat
  • Ementa
    • Unidade 1: 31/01/2022 até 19/03/2022
      • Conceito de Equações Diferenciais Ordinárias (E.D.O.). Problema de Cauchy. Teorema de existência e unicidade e intervalo de definição. Continuidade e diferenciabilidade das soluções. Campo vetorial. Aplicações.
      • Sistemas de equações lineares: Propriedades gerais. Equações Lineares com coeficientes constantes. Exponencial de uma matriz e Solução geral. Caracterização dos Sistemas bidimensionais homogêneos. Equações Lineares com coeficientes variáveis. Matriz fundamental. Existência e Unicidade de Soluções; Dependência das Soluções em Relação às Condições Iniciais e Parâmetros;
    • Unidade 2: 21/03/2022 até 07/05/2022
      • Equação diferencial para um sistema autônomo. Teorema de existência e unicidade. Solução de equilíbrio. Soluções periódicas. Retrato de fase. Sistemas conservativos. Estabilidade de sistemas lineares perturbados. Campos vetoriais e fluxos.
  • Livro Texto:
    • Gerald Teschl, Ordinary Differential Equations and Dynamical Systems, University of Vienna, Austria – Graduate Studies in Mathematics 2012; 356 pp; Vol 140.
    • Jorge Sotomayor, Lições de Equações Difenrenciais Ordinárias, Instituto de Matemática Pura e Aplicada – Projeto Euclides.
    • Dajairo Guedes & Aloisio Neves, Equações Diferenciais Aplicadas – Intituto de Matemática Pura e Aplicada  – Coleção Matemática Universitária
    • Wolfgang Walter, Ordinary Differential Equations – Graduate Texts in Mathematics – Springer.
    • Carmen Chicone, Ordinary Differential Equations with Applications – Texts in Applied Mathematics – Springer.
  • Listas
  •  Provas