Ferramenta avançada de busca informacional em ciência, tecnologia e inovação

Resumo:
O software possui uma linguagem PYTHON, e propõe-se ao campo de aplicação: IF07-CIÊNC INFO (Sistema de Informação, Rede de Informação, Teoria da Informação, Fluxo de Informação) além de IF10-GENÉRICO (Processamento de Dados). Todos no âmbito dos dados de Ciência, Tecnologia e Inovação baseados na plataforma do Diretório do Grupo de Pesquisa do CNPq.
Tipo de Programa: AT01 – AUTOMAÇÃO  TC01 – APLICAÇÕES TÉCNICO-CIENTÍFICAS

Solução Proposta:
O Software consegue capturar informações do Diretório do Grupo do CNPq como: Nome do grupo de pesquisa; situação do grupo; ano de formação, área de predominância; instituição do grupo; Unidade da Federação (UF); nome da instituição parceira; UF da instituição parceira; tipo de relação, forma de remuneração.
Estas informações possibilitam uma leitura mais fidedigna às informações contidas na plataforma do CNPq contribuindo para as análises de Políticas Públicas no cenário de C,T&I, a trabalhos de pesquisas, e às interações entre universidades e empresas.
A combinação das informações obtidas pelo software pode revelar dados sobre:
– Análise da evolução dos grupos de pesquisa segundo ano de formação;
– Relação de evolução dos grupos versus região do Brasil;
– Concentração dos grupos segundo região do Brasil;
– Concentração dos grupos segundo área de predominância;
– Região geográfica da relação de parcerias;
– Tipologia da instituição parceira segundo atividade fim (Empresa Privada, Empresa Pública, ICT, Universidade, Órgão Público, Internacional, CAPES, CNPq, ONG, OMS, FAP, Instituto Federal, Não especificado)2. A tabela 2 apresenta os critérios de classificação utilizados para Universidade, ICT, Empresa Pública, Empresa Privada, Órgão Público, ONG, Internacional e Não especificado
– Distribuição das Instituições parceiras por região do Brasil segundo tipologia;
– Relação entre a UF de origem da instituição parceira e a UF do grupo de pesquisa por tipologia;

Autores:
Fabiana Carneiro Silva de Holanda – UFPE; João Policarpo Rodrigues Lima – UFPE e Antonio Victor Luckwu Marques.

Propriedade Intelectual:
Registro INPI: BR 512021000759-0