pARagraph

pARagraph

Resumo:
A tecnologia roda em dispositivos móveis (Android e iOS), utilizando Cordova. e classificada com TRL 5. Existe uma ferramenta para a geração da base a ser reconhecida dado um pdf de entrada com as páginas. A tecnologia é voltada para páginas de texto, então é bastante indicada quando se tem páginas com poucas/nenhuma imagem. O reconhecimento da página é realizado em tempo real, mesmo nos dispositivos móveis. O tamanho das bases utilizadas para o reconhecimento é pequeno, geralmente bem menor que o tamanho do pdf utilizado para gerar as bases de reconhecimento.
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=_kXyr-oL0fA

Solução Proposta:
Essa tecnologia permite o reconhecimento de páginas de apostilas ou livros que contêm apenas texto, sem que seja necessário “ler” as palavras. Em resumo, é como se fosse possível olhar para a estrutura/distribuição das letras na página e associar isso a um ID único que pode ser reconhecido. Isso pode ser utilizado para identificar páginas de apostilas e inserir anotações em páginas específicas. Como sabemos exatamente onde está a página, podemos aumentá-la com elementos virtuais também. É aplicável para reconhecimento de páginas de apostilas, inserção de conteúdo virtual (Realidade Aumentada) em qualquer conteúdo de texto que já exista e esteja impresso.

Autores:
João Gabriel/UFPE – Voxar Labs; Lucas Maggi/UFPE – Voxar Labs; João Marcelo Teixeira/UFPE – Voxar Labs e Veronica Teichrieb/UFPE – Voxar Labs.

Propriedade Intelectual:
Registro INPI: BR 5120170005770

Objetivo da UFPE:
Licenciamento ou Parceria para Desenvolvimento

Contato:
(81) 3879-5805
secretariadine.propesqi@ufpe.br