Programa para avaliação de áreas cerebrais motoras disfuncionais

Programa para avaliação de áreas cerebrais motoras disfuncionais

Resumo:
O software utiliza a linguagem de programação VBA (Visual basic for application) e tem a finalidade de detectar áreas cerebrais disfuncionais para sugerir intervenções terapêuticas com ferramentas de estimulação cerebral não-invasiva em desordens neurológicas.

Solução Proposta:
Na formação do fisioterapeuta que trabalha com estimulações cerebrais não-invasivas (ECNI), a escolha de qual “área cerebral alvo devemos estimular” é um dos maiores dilemas da atualidade. Uma avaliação acurada é salutar para estabelecermos uma relação entre os sinais e sintomas apresentados pelo paciente e as disfunções que este cérebro pode apresentar. Diante dessa lacuna, o software proposto consiste num sistema de apoio a decisão (SAD) faz uso de perguntas-chave da propedêutica neurológica, que foram devidamente validadas, para criar um escore que quantifica o “grau de comprometimento” de cada área do cérebro sugerindo alternativas de tratamento.

Autores:
Déborah Marques de Oliveira (egressa da UFPE); Adriana Baltar do Rêgo Maciel (egressa da UFPE) e Kátia Karina do Monte Silva (Profa. Adjunta da UFPE – Depto de fisioterapia).

Propriedade Intelectual:
Registro INPI: BR 51 2018 001198 5

Objetivo da UFPE:
Licenciamento ou Parceria para Desenvolvimento

Contato:
(81) 3879-5805
secretariadine.propesqi@ufpe.br