HegIA: Sistema inteligente para diagnóstico rápido da Covid-19 a partir de exames de sangue
Resumo: Este programa tem por objetivo proporcionar diagnóstico rápido da Covid-19 para apoio ao diagnóstico clínico por meio da análise de parâmetros hematológicos de pacientes com os sintomas da doença.
Solução Proposta: O programa tem por objetivo proporcionar diagnóstico rápido da Covid-19 para apoio ao diagnóstico clínico por meio da análise de parâmetros hematológicos de pacientes com os sintomas da doença. Os parâmetros hematológicos são obtidos a partir de exames de sangue comuns na prática clínica, como o hemograma completo e testes bioquímicos. O programa emite um relatório para apoio ao diagnóstico, apontando se o paciente é sugestivo ou não para Covid-19, junto com uma probabilidade de certeza da decisão. Os parâmetros de acurácia, sensibilidade e especificidade médios estão em torno de 95%. Além de apontar o diagnóstico, o programa também faz predição de atendimento: se o paciente deve receber atendimento regular, em unidade de terapia semi-intensiva, ou em unidade de terapia intensiva. Essas predições de atendimento também podem ser utilizadas tanto para avaliar o grau de gravidade da doença quanto o progresso da terapia para pacientes internados.
Autores: Wellington Pinheiro dos Santos (UFPE); Ricardo Emmanuel de Souza (UFPE); Juliana Carneiro Gomes (UPE); Maíra Araújo de Santana (UPE); Valter Augusto de Freitas Barbosa (UFPE); Clarisse Lins de Lima (UPE); Rodrigo Gomes de Souza (UFPE); Cláudio Roberto Bertoldo Júnior (Redera Technologies Brasil) e Raquel Bezerra Calado (UFPE).
Propriedade Intelectual: Registro INPI: BR 512020001478-0
Objetivo da UFPE: Licenciamento ou Parceria para Desenvolvimento