Palestras

Palestra 1

Winandy Araujo Freire –
O Aquário Triangular: uma abordagem numérica experimental de um bilhar poligonal como proposta para o ensino de Física e Matemática

Resumo: O estudo de sistemas dinâmicos tem relevância em várias áreas da ciência,principalmente na Física e Matemática. O bilhar é um sistema dinâmico simples que pode ser usado para ensinar aos alunos de forma interdisciplinar, criando conexões entre a geométrica de polígonos e conceitos de óptica e cinemática.Esse trabalho tem como objetivo a produção numérica e experimental de um bilhar poligonal para aplicação em sala de aula. Em um primeiro momento foi feito um estudo sobre linguagem de programação em C e sobre conceitos físicos e matemáticos envolvidos na dinâmica de um bilhar. Com a devida fundamentação teórica foi feito uma simulação numérica através dos programas Dev-C++ e Origin. A terceira etapa será a produção experimental, com a construção física do bilhar, a qual denominamos “Aquário triangular”. Por fim faremos uma proposta de sequência didática visando abranger todos os assuntos abordados na construção numérica e experimental do Aquário triangular. Ao final esperamos ter um algoritmo que é capaz de prever a rota feita pela partícula dentro do nosso domínio assim como um protótipo experimental que seja aplicável/viável para a sala de aula.