Na Mídia

Repercussão do projeto em outros veículos

VIDA NA ÁGUA

Entre os dias 5 e 9 de junho a ONU realizou em sua sede em Nova Iorque a Conferência sobre os Oceanos. Trata-se de um encontro com os principais chefes de Estado e de Governo do mundo, bem como representantes de organizações que trabalham com o tema, para apoiar a implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14: conservar e utilizar de forma sustentável os oceanos, os mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

Por: Nações Unidas Brasil

Comitê da UFPE analisa danos causados pelo óleo nas praias

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) deu início a duas frentes de atuação voltadas para a limpeza do óleo oriundo do derramamento, que já trouxe mais de 1,5 toneladas do material ao litoral pernambucano. O coordenador geral do Comitê UFPE SOS Mar, Gilberto Rodrigues, em entrevista ao CBN Recife, pontuou que o grupo foi instaurado no dia 23 de outubro, com o intuito de identificar os impactos gerados a toda sociedade pernambucana e nordestina. Desde então, comitê sistematizou todas as ações que estavam acontecendo de forma voluntária na Universidade e lançou um edital de pesquisa e extensão voltadas.

Por: CBN Recife, 26/11/2019

Explosões provocadas por petroleiras no fundo do mar podem ser a causa dos vazamentos, por Sergio Ricardo

Esta hipótese estranhamente, até o momento, não foi investigada pelo governo brasileiro: ao mesmo tempo, não foi alardeado que ocorreu um derramamento de óleo no mar no dia 1º de julho na Bacia de Campos, além do que foi registrado em 19 de julho, no litoral da Paraíba.

Por: Sergio Ricardo, 26/11/2019, 15:30H

Mantas são usadas para remover óleo de rochas na praia de Itapuama

Pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realizaram neste sábado (23) uma ação de limpeza de óleo com mantas na praia de Itapuama, no município do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife. O grupo integra o comitê UFPE SOS Mar, instalado para tratar das ações relativas aos danos causados pelo óleo nas praias de Pernambuco.

Por: G1 PE, 23/11/2019 às13:47

A previsão é que a jornada exploratória dure cerca de 15 dias. (Foto: Divulgação/Marinha.)

Pesquisadores da UFPE iniciam expedição para investigar o óleo nas praias

A expedição oceanográfica do comitê da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) SOS Mar começou neste domingo (24) a bordo do navio Vital de Oliveira – H39, da Marinha do Brasil. A missão leva 21 pesquisadores, dentre eles o professor Marcus André Silva, do Departamento de Oceanografia, que coordena a equipe da Universidade.

Por: Diário de Pernambuco
Publicado em 25/11/2019, às 08h06

Comitê da UFPE analisa danos causados pelo óleo nas praias

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) deu início à duas frentes de atuação voltadas para a limpeza do óleo oriundo do derramamento, que já trouxe mais de 1,5 toneladas do material ao litoral pernambucano.

Por: Folha de Pernambuco
Publicado em 24/11/19, às 18h58

Mantas são usadas para remover óleo de rochas na praia de Itapuama

Pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realizaram neste sábado (23) uma ação de limpeza de óleo com mantas na praia de Itapuama, no município do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife. O grupo integra o comitê UFPE SOS Mar, instalado para tratar das ações relativas aos danos causados pelo óleo nas praias de Pernambuco.

Por: G1 PE
Publicado em 23/11/2019, às 13h47

Expedição da UFPE avalia extensão do desastre com óleo nas praias

Uma expedição oceanográfica do comitê UFPE SOS Mar com 21 pesquisadores partiu do Porto do Recife, nesse domingo (24), a bordo do navio Vital de Oliveira-H39, pertencente à Marinha do Brasil, para avaliar a extensão das manchas do derramamento de óleo que atingiu.

Por: JC Online
Publicado em 25/11/2019, às 07h35

Pesquisadores usam algas contaminadas por óleo para criar manta que retém substância da água do mar

Pesquisa da UFPE coletou algas na Praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho, para desenvolver biopolímero, que se diferencia da barreira de contenção utilizada pelo governo.

Por Arline Lins, TV Globo
Publicado em 01/11/2019, às 12h48

UFPE promove estudo para identificar grau de toxicidade do óleo vazado

Técnicos começaram ontem de água das praias pernambucanas atingidas pelo derramamento de petróleo. Com isso, pretende-se verificar se existe a presença de hidrocarbonetos, compostos orgânicos presentes no petróleo e que, em grandes concentrações, podem causar danos à saúde. O material recolhido será analisado no laboratório Organomar, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que fechou parceria com a Agência Estadual de Meio Ambiente – CPRH para fazer os estudos.

Por: Diario de Pernambuco
Publicado em 24/10/2019, às 12h39

Comitê UFPE SOS Mar ouve pescadores e pescadoras sobre impacto do óleo em PE

Como parte das estratégias para criar um rol de ações destinadas a mitigar e conter os danos causados pelo óleo que contaminou as praias do litoral nordestino, o comitê UFPE SOS Mar ouviu, nesta segunda-feira (4), as demandas mais urgentes da população mais afetada com o desastre ambiental, os pescadores e pescadoras do litoral pernambucano. E, dentre as queixas mais recorrentes desses profissionais, a falta de informações científicas e precisas sobre a periculosidade dos pescados encontrados nas regiões afetadas “é o que mais tem afetado a realidade socioeconômica das comunidades pesqueiras”.

Por: Diário de Pernambuco
Publicado em 04/11/2019, às 21h46

Oceanógrafo da UFPE descobre como óleo chegou às praias do NE

Segundo professor da Universidade Federal de Pernambuco, mancha veio de navio que passou no litoral sul de Pernambuco – cerca de 40 ou 50 quilômetros da costa – no final de agosto

Por: Everton Dantas, OP9
Publicado em 08/10/2019, às 20h20

Comitê da UFPE analisa danos causados pelo óleo nas praias

Universidade Federal de Pernambuco iniciou neste domingo expedição oceanográfica

Por: Folha de Pernambuco
Publicado em 24/11/2019, às 18h58

UFPE lançará edital para apoiar ações nas praias atingidas pelo óleo no Estado

Edital vai acolher as várias iniciativas internas da instituição, mas ainda não foi estipulado o valor global

Por: Folha de Pernambuco
Publicado em 30/10/19, às 19h44, atualizado em 30/10/19, às 19h52

UFPE lançará edital para auxiliar ações nas praias atingidas pelo óleo

A iniciativa foi anunciada nesta quarta-feira (30) durante reunião do comitê UFPE SOS Mar, instalado para tratar de medidas relativas aos danos causados pelo desastre

Por: JC Online
Publicado em 30/10/2019, às 21h51

Governo Bolsonaro ignora técnicos e diz que limpeza do óleo é suficiente para liberar praias

Após se reunir com representantes do setor turístico de Pernambuco, ministro do Turismo visita o Estado e anuncia 200 milhões de reais em linhas de crédito para empreendimentos afetados pela chegada do óleo no litoral

Por: JC Online
Publicado em 30/10/2019, às 21h51

Navio de guerra reforça buscas por óleo em alto-mar para evitar mais danos no litoral de Pernambuco

A Marinha está em alto mar também para saber se há chances de mais resíduos chegarem à costa nordestina.

Por: Bruno Grubertt, TV Globo
Publicado em 02/11/2019, às 19h53

Praias atingidas pelo óleo em PE estão liberadas para banho

Testes realizados em 16 locais não detectaram material tóxico na água

Por: João Valadares, Folha de Sâo Paulo
Publicado em 8/11/2019, às 16h54

Governo de Pernambuco recomenda evitar banho de mar e contato com praias

A recomendação acontece por causa do aparecimento das manchas de óleo, que chegam às praias do Nordeste desde o início de setembro

Por: Rádio Jornal
Publicado em 23/10/2019, às 14h26