No domingo (24/11), teve início a expedição oceanográfica UFPE SOS Mar a bordo do navio Vital de Oliveira – H39, pertencente à Marinha do Brasil. A missão leva 21 pesquisadores, dentre eles o coordenador da pesquisa Marcos André Silva, professor do Departamento de Oceanografia, e a previsão é que a jornada exploratória dure cerca de 15 dias.
O objetivo da expedição é detectar a extensão das manchas do derramamento de óleo que atingiu várias praias do litoral do Nordeste e do Espírito Santo, para posteriormente serem elaboradas soluções para mitigar o problema. A campanha oceanográfica do Vital de Oliveira integra as ações do comitê UFPE SOS Mar em parceria com a Marinha e outras instituições federais. O comitê foi instalado para tratar das ações relativas aos danos causados pelo óleo nas praias de Pernambuco. A participação efetiva de pesquisadores da UFPE nesta missão reflete a capacitação científica da Universidade em atuar em pesquisas avançadas nas diferentes áreas das Ciências do Mar.
O Vital de Oliveira é o Navio de Pesquisa Hidroceanográfico (NPqHo) mais moderno da Marinha do Brasil. A obtenção deste navio, fabricado na China e comprado em 2015, foi fruto de um acordo de cooperação entre a Marinha do Brasil, Vale S.A., Petrobras S.A e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Dotado de um moderno sistema de propulsão azimutal (hélice que gira 360 graus em torno do seu eixo vertical e proporciona excelente manobrabilidade) e de posicionamento dinâmico, além de avançados equipamentos e laboratórios, o Vital de Oliveira é capaz de realizar trabalhos científicos nas áreas de oceanografia, hidrografia, geologia e meteorologia, contribuindo fortemente para o desenvolvimento da ciência brasileira.
Durante a expedição, o navio irá parar em 23 pontos (veja no mapa), onde os pesquisadores farão registros de imagens e coleta de materiais para análise nos laboratórios da UFPE.