Capes-Print
O projeto almeja fomentar a construção, a implementação e a consolidação de planos estratégicos de internacionalização das instituições participantes nas áreas de atuação priorizadas por elas. De maneira mais específica, são objetivos:
- Incentivar a criação de redes de pesquisas internacionais com o objetivo de aprimorar a qualidade da produção acadêmica vinculadas à pós-graduação da instituição;
- Ampliar as ações de apoio à internacionalização na pós-graduação;
- Promover a viagens de docentes e discentes, especialmente doutorandos, pós-doutorandos e docentes para o exterior e do exterior para o Brasil, desde que sejam programas de pós-graduação stricto sensu com cooperação internacional;
- Desenvolver a participação internacional das instituições participantes;
- Integrar outras ações de fomento da CAPES ao esforço de internacionalização.
Especificamente no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, este projeto visa situar a UFPE dentre as principais instituições mundiais que desenvolvem e aprimoram ferramentas e técnicas para modelagem de sistemas de produção de bens e serviços, com foco nas áreas de: Sistemas de Informação Organizacional, Engenharia de Confiabilidade, Manutenção e Riscos, Otimização de Sistemas e Processos produtivos, Planejamento e Gestão de Sistemas de Produção para melhoria da competitividade de negócios. Inclui-se ainda como objetivo a disseminação e aplicação dos modelos e ferramentas em diferentes setores produtivos, considerando suas peculiaridades e desafios, posicionando a UFPE na vanguarda desse conhecimento.
Capes – Cofecub
O programa é uma parceria Brasil/França, desenvolvido nos últimos 40 anos, e tem contribuído com sucesso para o intercâmbio acadêmico, a produção científica e a formação de jovens pesquisadores de ambos países. Pela parte francesa, é financiado pelo Ministério da Europa e dos Assuntos Externos (MEAE) e do Ministério de Ensino Superior e de Pesquisa (MESR) e pilotado pelo Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária e Científica com o Brasil (COFECUB). Para o lado brasileiro, o programa é financiado e administrado pela CAPES (Coordenação para o Desenvolvimento do Pessoal do Ensino Superior), uma agência do Ministério da Educação.
O objetivo do programa é iniciar ou desenvolver a cooperação científica entre centros de pesquisa e universidades nos dois países, através do apoio a projetos conjuntos de excelência, envolvendo a mobilidade dos pesquisadores e dando prioridade ao treinamento em nível de doutorado e pós-doutorado.