Esta linha de pesquisa trata do desenvolvimento de modelos matemáticos para determinação de políticas de manutenção ótimas, as quais disciplinam as ações de manutenção no que dizem respeito ao que será feito e a frequência dessas ações. Sob a perspectiva de otimização, as políticas são construídas de modo a otimizar alguma dimensão de performance específica.
Além dos aspectos técnicos e de modelagem, a otimização das políticas de manutenção também considera a gestão de riscos. Isso implica avaliar não apenas os custos e benefícios imediatos das estratégias de manutenção, mas também entender os potenciais impactos de falhas em termos de segurança, qualidade do produto e conformidade com regulamentações. Portanto, uma abordagem completa não se limita apenas à eficiência econômica, mas também à mitigação de riscos que possam surgir com a não realização ou com a realização inadequada das atividades de manutenção.
CONFIRA ALGUMAS PESQUISAS
- Modified-opportunistic inspection and the case of remote, groundwater well-heads
- A novel delay time modelling method for incorporating reuse actions in three-state single-component systems
- A delay-time model to integrate the sequence of resumable jobs, inspection policy, and quality for a single-component system
- A hybrid maintenance policy with fixed periodic structure and opportunistic replacement
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.