Ampliando Fronteiras Científicas: visita do professor Phuc Do, da Universidade de Lorraine, enriquece o Laboratório Random com trocas de conhecimento e possíveis colaborações futuras

Por Marcílio Santos e Maria Luiza Menelau

Recife, 13 de novembro de 2023

 

Na última semana de outubro, o laboratório recebeu com entusiasmo a visita do professor Phuc Do, renomado docente da Universidade de Lorraine, localizada na França. O Professor Phuc é pesquisador no Laboratório CRAN (Centro de Pesquisa para Controle Automático), uma Unidade Conjunta de Pesquisa (UMR 7039) associada à Universidade de Lorraine e ao CNRS. A sua visita nos proporcionou  uma semana de intercâmbio científico. Oferecendo aos membros do laboratório Random uma oportunidade de apresentar suas pesquisas em andamento e discutirem ideias promissoras com um profissional de destaque internacional.

 

As pesquisas do professor Phuc Do, abrangem a modelagem estocástica para avaliação e predição de indicadores de desempenho, bem como a modelagem de confiabilidade e manutenção. Ele também é especialista em otimização de políticas de manutenção, incluindo abordagens baseadas em condições, tomada de decisão preditiva/prescritiva, manutenção de agrupamento oportunista e dinâmica, além da otimização de manutenção com base em Inteligência Artificial. Além disso, o nosso visitante possui ampla experiência em medidas de importância de confiabilidade e suas aplicações correlatas.

Durante seus dias de visita, o professor Do mergulhou na nossa rotina, participando do Café e Pesquisa e das atividades do laboratório. Além de conhecer as pesquisas dos membros, ele explorou pontos turísticos da ensolarada cidade de Recife, em Pernambuco. Durante esse período, ministrou palestras tanto para os membros do laboratório Random quanto para os alunos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFPE.

 

Essa visita foi marcada não apenas pelas apresentações das pesquisas do grupo, mas também pelas promissoras discussões sobre futuras colaborações. Foram delineadas potenciais parcerias entre os grupos de pesquisa, abrindo caminho para o desenvolvimento de projetos inovadores que têm o potencial de impactar positivamente suas respectivas áreas de interesse.

Ao final da missão, o professor compartilhou também sobre suas pesquisas e impressões sobre o laboratório e as pesquisas apresentadas.  A visita não apenas fortaleceu os laços entre as instituições de pesquisa, mas também enriqueceu a experiência dos estudantes envolvidos. A exposição à perspectiva internacional e a oportunidade de interação proporcionadas contribuíram significativamente para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos participantes. 

 

A visita do professor Do ao Random foi, sem dúvidas, um evento catalisador para futuras colaborações e avanços científicos. A troca de conhecimentos e a possibilidade de trabalhar em conjunto em projetos futuros prometem impactar positivamente a comunidade acadêmica e, possivelmente, contribuir para descobertas inovadoras no cenário científico global.