O Parque Tecnológico e Científico da Universidade Federal de Pernambuco (Parque TeC UFPE), localizado no Edifício Celso Furtado, no Campus Recife, está sendo viabilizado através da Chamada Pública MCTI/FINEP/FNDCT/CT – propostas para o apoio financeiro a Parques Tecnológicos em implantação e em operação – 01/2021. O Parque TeC UFPE emerge como um centro de inovação e desenvolvimento regional, integrando pesquisa científica e serviços tecnológicos para impulsionar Pernambuco e o Nordeste.
Inaugurado originalmente em 1974 como sede da Sudene, o Edifício Celso Furtado, projetado por renomados arquitetos e com paisagismo de Roberto Burle Marx, foi cedido à UFPE em 2017 e doado em 2021, sob a Portaria SPU/ME Nº 2.749, para atividades de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento tecnológico e inovação.
O complexo ocupa um terreno de 68.050 m² com área construída de 72.704,81 m², abrigando 17 lajes, incluindo 13 pavimentos tipo, lajes técnicas, auditório, biblioteca, restaurante e centro médico. O projeto arquitetônico priorizou conforto ambiental, ventilação natural e sustentabilidade, refletindo o compromisso da UFPE com inovação e responsabilidade ambiental.
O Parque TeC UFPE oferecerá uma estrutura completa para startups, pesquisadores e empresas, incluindo:
- Incubadora PoloteC com serviços de mentorias, treinamentos e apoio a startups;
- Espaço Maker para prototipagem;
- Unidade de escalonamento de bioprodutos do Grupo de Pesquisa BIONAT;
- Ambientes colaborativos, laboratórios, auditórios e estacionamento próprio;
- Acesso ao sistema de supercomputação para suporte à pesquisa e à inovação;
- Alinhamento com os ODS e a Agenda 2030 da ONU.
Com foco em healthtech, transição energética, bioeconomia e tecnologias quânticas, o Parque TeC UFPE impulsionará o empreendedorismo acadêmico, promovendo a integração de startups com a produção científica de ponta e grandes corporações, consolidando-se como um polo estratégico de inovação e desenvolvimento regional.