Startup Pluvi é premiada em concurso da Aliança Empresarial de Mulheres do Brics com o sistema PluGoW
A cerimônia de premiação foi realizada em Moscou, na Rússia, no dia 18 de outubro, durante o Fórum Empresarial do Brics
07/11/2024 13:21Ascom
A startup Pluvi foi premiada no Concurso Brics Women’s Startups 2024, realizado pela Aliança Empresarial de Mulheres do Brics+ (BWA), em reconhecimento ao “potencial comercial e inovador” da solução PluGow, desenvolvida pela empresa que faz parte da Incubadora Polo Tec, mecanismo de geração de empreendimentos inovadores do Polo Tecnológico e Criativo (PoloTec) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Foto: Brics WBA
CEO e sócia-fundadora da startup Isabelle Câmara recebe o prêmio em Moscou
A Pluvi foi a vencedora da categoria “Inovação e Infraestrutura”. Outra startup brasileira, a Mundi, de Santa Catarina, foi a escolhida na categoria “Educação”. Ambas foram avaliadas entre as mais de mil startups lideradas por mulheres que se inscreveram no concurso. Participaram desta edição empresas de 28 países (incluindo as 11 nações que compõem o grupo atualmente e os países chamados de “amigos do Brics”). Só do Brasil foram 147 concorrentes.
A cerimônia de premiação foi realizada em Moscou, na Rússia, no dia 18 de outubro, durante o Fórum Empresarial do Brics. Na ocasião, a Pluvi foi representada pela CEO e sócia-fundadora da startup Isabelle Câmara.
“O mais marcante para mim nesta viagem foi poder estar em um ambiente com as outras vencedoras e conhecer os projetos delas, que são de outras partes do mundo mas têm um impacto global, do mesmo modo que nosso negócio tem potencial de causar um impacto global, porque hoje estamos no Recife, mas nossa tecnologia pode ser aplicada em qualquer parte do mundo. Foi uma oportunidade de ter visibilidade para nosso negócio e conviver com essas outras mulheres, principalmente as da Brics Women’s Business Alliance, poder conversar com elas sobre nossos projetos, sobre como podemos levá-los para outros países”, afirma Isabelle.
O dispositivo PluGlow utiliza a internet das coisas (IoT) para gerenciamento de recursos hídricos e de energia, atendendo aos setores público e privado. Ele é desenvolvido pela Pluvi em parceria com Laboratório de Computação Embarcada e Tecnologias Industriais da UFPE (Laceti).
Isabelle acredita que a conquista do prêmio oferecido pela BWA representa duas coisas. “Acho que essa premiação significa mais um passo em direção à missão Pluvi, que é contribuir para o acesso universal à água potável aproveitando a água da chuva: internacionalizar nosso projeto para que mais pessoas possam conhecê-lo. Significa também poder mostrar para as pessoas como a universidade é importante para o desenvolvimento de tecnologias para a sociedade”, avalia, lembrando que a Pluvi é uma deep tech, uma startup que nasceu no meio acadêmico e que são mais de 17 anos de estudos sobre a potabilização da água de chuva para consumo humano.
Sobre os próximos passos da Pluvi, Isabelle explica que há trabalhos sendo realizados em Pernambuco e no Pará: “Neste ano, finalizaremos a instalação dos 90 sistemas no Recife, na comunidade do Alto da Telha, no bairro de Passarinho. Só no Recife, desde fevereiro, já produzimos mais de 2 milhões de litros de água potável a partir da água da chuva. Ano que vem, temos a previsão de atuar em outra comunidade e vamos atender pelo menos 400 casas. E estamos expandindo para outros estados, temos um projeto que iniciará na cidade de Belém e será uma vitrine para a COP30 [30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima]. Nossa equipe foi para lá fazer as primeiras visitas de campo, ver as necessidades, conversar tanto com a comunidade local quanto com a Universidade Federal do Pará (UFPA), que foi nossa parceira desde o começo. Estamos trabalhando com a Semas [Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade] junto com empresas que necessitam fazer compensação ambiental”.
CONCURSO – O Brics Women’s Startups Contest tem como objetivo “identificar e promover startups lideradas por mulheres nos países-membros do Brics e estimular mulheres a participar de atividades empreendedoras”. Os organizadores explicam que a meta era “selecionar as melhores startups lideradas por mulheres nos países-membros do Brics com a perspectiva de que elas cresçam nos mercados do grupo”.
Mais informações
Pluvi – soluções ambientais inteligentes
(81) 3879.5865
pluvistartup@gmail.com