Evento teve 255 inscritos, entre membros de startups e de empresas juniores, pesquisadores, clientes e representantes governamentais

 09/12/2024  12:58 Ascom https://www.ufpe.br/agencia/noticias/-/asset_publisher/dlhi8nsrz4hK/content/vitrine-da-inovacao-divulga-empreendimentos-inovadores-e-startups-na-ufpe/40615

Fortalecer a parceria entre academia e mercado, promover o empreendedorismo universitário, incentivar a inovação e impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico em Pernambuco. Esses foram os objetivos da quarta edição do Vitrine da Inovação, que teve um total de 255 inscritos, entre membros de startups, empresas juniores, pesquisadores, empreendedores e representantes governamentais. O evento aconteceu na última sexta (6) no Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (i-Litpeg), no Campus Recife. A Vitrine, iniciativa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é realizada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi), pelo Parque Tecnológico e Científico (Parquetec) e pela Incubadora Polo TeC.

A programação contou com palestras, exposição de startups e espaços para troca de experiências e promoção de redes de negócios. Na cerimônia de abertura do evento, o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Pedro Carelli, destacou o apoio do reitor Alfredo Gomes e do vice-reitor Moacyr Araújo na criação da Propesqi e os projetos que surgiram com ela. “A gente vem estabelecendo um divisor de águas na gestão da política de inovação na UFPE, que é a gestão ser, integralmente, feita via fundação de apoio, com o que a gente chama também do NIT misto (Núcleo de Inovação Tecnológica da UFPE), meio dos servidores da Universidade, meio contratado via fundação, para a gente ter expertises interdisciplinares, complementares, que a lei requer e que são essenciais para a gente ter uma política de inovação profissional, efetiva”, conta. O professor explica que esse modelo que a Universidade tem seguido está sendo adotado nacionalmente. 

O vice-reitor, que também estava presente na mesa, lembrou parte do processo de incentivo à inovação realizado dentro da Universidade. “Eu acho que tem muita coisa para ser feita do ponto de vista de inovação e a Universidade Federal do Pernambuco tem feito e vai fazer muito mais para ajudar o nosso país nesse sentido. Eu me lembro quando chegamos para administrar a Universidade. Nós fizemos uma atualização das atividades docentes, que, tradicionalmente, eram ensino, pesquisa e extensão. E introduzimos o quê? A inovação. Na verdade, não era nenhuma novidade, porque nós já fazíamos isso. Mas, a partir de então, poderíamos contar o trabalho de inovação, as atividades de inovação, como carga horária docente. Isso não era contabilizado. Então, isso também impulsionou muito os professores a viverem e a querer fazer inovação”, detalhou Moacyr. 

Além do vice-reitor e do pró-reitor da Propesqi, participaram da abertura da Vitrine da Inovação o diretor de Inovação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco, César Augusto Souza de Andrade; a gerente de Negócios Inovadores do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco (Sebrae-PE), Evelyne Labanca; a diretora presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE (Fade), Maira Pitta; e a vice-presidente I-Litpeg, Magda Vieira.

Acesse aqui o álbum de fotos do IV Vitrine da Inovação. As imagens são de autoria de Eugênia Bezerra, da Ascom-UFPE.

Vitrine da Inovação divulga empreendimentos inovadores e startups na UFPE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *