20/06/2023 13:58Ascom
Sávia Gavazza, mentora da Pluvi e docente da UFPE, receberá o prêmio em agosto, no Rio de Janeiro
A startup Pluvi – Soluções Ambientais Inteligentes, incubada do Polo Tecnológico e Criativo (Polo Tec) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), cuja mentora científica é a professora Sávia Gavazza, do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (Deciv) e vice-diretora do Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia da UFPE (I-Litpeg), foi uma das cinco ganhadoras da América Latina em um dos maiores concursos de empreendedorismo feminino de impacto social no mundo, o “Women Empowerment Award”, que é organizado pela Bayer Foundation, em parceria com o The Unknown Group.
A Pluvi venceu depois de passar por fases que envolveram desde a votação popular a análises técnicas, a solução inovadora ficou entre as cinco premiadas da América Latina, num total de 981 aplicações. A Fundação Bayer e o Unknown Group selecionaram as fundadoras de maior impacto para receber o prêmio e o valor de 25 mil euros em dinheiro, além dos benefícios do programa de empoderamento da Bayer Foundation.
O “Women Empowerment Award” tem a intenção de dar suporte e reconhecimento a mulheres empreendedoras de todo o hemisfério sul, cujos negócios têm impacto socioambiental com soluções nas áreas de saúde, nutrição e agrícola. A premiação será entregue no mês de agosto, no Rio de Janeiro, pela Bayer Foundation. Ela será utilizada para ampliar as ações da Pluvi, cumprindo com a missão de levar segurança e dignidade hídrica à população.
“Compartilho esse prêmio com cada um de vocês, que votou no momento que a gente mais precisou e deu esse empurrão para que a gente passasse para as fases seguintes. Esse prêmio é da Sávia pesquisadora, é da Pluvi e é de cada um de vocês. Esse prêmio vai ajudar a gente a ampliar as ações, e a continuar contribuindo com a missão da Pluvi, que está associada à segurança e à dignidade hídrica. É pra isso que a gente veio e vai continuar forte na missão”, comemora a mentora da Pluvi, professora Sávia Gavazza.
A principal atuação da Pluvi está no desenvolvimento de projetos de captação, tratamento e distribuição de água, sendo especialistas no seu uso como forma de mitigação de problemas ambientais dos grandes centros urbanos relativos à falta ou excesso de água. O núcleo fundador da Pluvi tem 17 anos de experiência científica no estudo do uso da água de chuva, tanto na região urbana de Recife, como no agreste e semiárido do estado de Pernambuco. Por meio das suas atividades buscam usar tecnologias autorais, desenvolvidas na UFPE, para propor soluções inovadoras para os gargalos da engenharia e assim melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Confira o resultado da premiação aqui.
POLO TEC – O Polo Tecnológico e Criativo da UFPE, também chamado de Polo Tec, é o ambiente industrial, tecnológico e criativo da Universidade, caracterizado pela presença dominante de startups de base tecnológica que possuam vínculo operacionais com as pesquisas na UFPE, com recursos humanos, laboratórios e equipamentos organizados e com predisposição ao intercâmbio entre o ecossistema de inovação universitário para consolidação, marketing e comercialização de novas tecnologias, em consonância com a Lei de Inovação Tecnológica.
Link de vídeo de agradecimento da professora Sávia Gavazza.